Inmet alerta para temperaturas acima da média no Sudeste e chuvas intensas no Sul, com risco de granizo e alagamentos.

Da redação da Rede Hoje

Os próximos dias serão marcados por calor extremo no Sudeste e tempestades intensas no Sul do Brasil, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (17), os termômetros no Rio de Janeiro devem atingir 41°C, com temperaturas acima da média em grande parte da região Sudeste, incluindo São Paulo, Minas Gerais, sul do Espírito Santo e nordeste do Paraná. O instituto destacou que, em alguns locais, as máximas podem superar em até 5°C a média histórica para o mês.

Enquanto isso, a região Sul enfrenta condições adversas, com previsão de pancadas de chuva fortes, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. O Inmet emitiu alerta laranja para tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com volumes de chuva que podem chegar a 100 milímetros. O extremo sul de São Paulo e áreas do Mato Grosso do Sul também podem ser afetados por chuvas intensas, com acumulados de até 50 milímetros.

Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a previsão indica instabilidade e chuvas intensas. No norte do país, entre o Amapá e o Maranhão, incluindo o litoral da Paraíba, as precipitações são impulsionadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com volumes de até 50 milímetros e ventos de 60 km/h.

O Inmet reforça a necessidade de atenção aos alertas, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos de terra, devido ao risco de chuvas fortes e prolongadas.


Fonte: Agência Brasil

Todas as notícias