Plataforma atesta que 99% das propriedades cafeeiras e 97% das áreas de pecuária bovina em Minas Gerais cumprem normas ambientais exigidas pelo bloco europeu.
Foto: Diego Vargas | Seapa
A plataforma permite que os produtores obtenham, de forma gratuita, um atestado de conformidade que comprova o cumprimento das normas ambientais.
Da redação da Rede Hoje
A União Europeia ampliou os prazos para a implementação do Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), que agora passará a valer a partir de 30 de dezembro de 2025 para grandes empresas e 30 de junho de 2026 para micro e pequenas propriedades. A medida beneficia produtores rurais de Minas Gerais que utilizam a plataforma SeloVerde MG para comprovar a conformidade de suas propriedades com as exigências do bloco europeu.
O regulamento europeu proíbe a importação de produtos como café, soja, óleo de palma, cacau, borracha, madeiras, bovinos e seus subprodutos originados de áreas desmatadas após dezembro de 2020. A plataforma SeloVerde MG, desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Governo de Minas, permite que os produtores obtenham, de forma gratuita, um atestado de conformidade que comprova o cumprimento das normas ambientais.
A ferramenta integra dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de mais de 1 milhão de propriedades mineiras, abrangendo culturas como café, soja, pecuária bovina, cana-de-açúcar e eucalipto. De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, 99% das propriedades cafeeiras analisadas estão em conformidade, assim como 97% das áreas de pecuária bovina e 95% das lavouras de soja.
A medida beneficia produtores rurais de Minas Gerais que comprovam a conformidade de suas propriedades com as exigências do bloco europeu
A plataforma, lançada em maio de 2023, foi desenvolvida com apoio do programa AL-INVEST Verde da União Europeia e permite análises geoespaciais em massa para validar a situação ambiental das propriedades. Além disso, a ferramenta foi atualizada recentemente para a versão 1.6, ampliando suas funcionalidades.
Empresas privadas, como cooperativas de café e players da área de proteína animal, têm demonstrado interesse na plataforma, buscando alinhar seus protocolos de sustentabilidade com as informações fornecidas pelo SeloVerde MG. A iniciativa visa facilitar a exportação de commodities agrícolas mineiras, garantindo o acesso aos mercados europeus em conformidade com as novas regras ambientais.