Decisão foi anunciada pelo ministro Alexandre Silveira após reunião do CNPE; país também avança na adesão à EIA e à Irena.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
Da redação da Rede Hoje
O governo brasileiro decidiu, nesta terça-feira (18), iniciar o processo de adesão do Brasil à Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), grupo que reúne 23 países produtores e exportadores de petróleo. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O Brasil também autorizou a adesão à Agência Internacional de Energia (EIA) e à Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).
Segundo o ministro, o país recebeu um convite para integrar a Opep+ e, após discussões no CNPE, foi aprovado o início do processo de adesão. "O que fizemos hoje foi exatamente discutir a entrada do Brasil em três organismos internacionais. Autorizamos iniciar o processo de adesão à EIA, isso está aprovado. A continuação do que foi suspenso no governo anterior, que é a adesão à Irena. Ficou decidido: início da adesão à EIA, Irena e Opep+", afirmou Silveira.
A decisão ocorre em um momento de debates sobre a exploração de petróleo no Brasil, especialmente na região da Margem Equatorial, na Bacia da Foz do Amazonas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou apoio ao aumento da produção de petróleo no país, incluindo nessa área. No fim de 2023, Lula confirmou ter recebido o convite para o Brasil ingressar na Opep+, destacando a importância estratégica do setor energético para o desenvolvimento nacional.
A medida também coincide com os preparativos do Brasil para sediar a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA), em 2025. A adesão à Opep+ e a outros organismos internacionais reflete a busca do país por maior influência no cenário global de energia, equilibrando a exploração de combustíveis fósseis com as metas de transição energética e sustentabilidade.