Depois de toda a celeuma, Cruzeiro volta a jogar em horários nobres

Além de dirigentes reclamarem muito, a torcida jogo milho na porta da FMF, numa alusão à uma possível ligação da entidade com o Galo. Foto: reprodução redes sociais

Da Redação da Rede Hoje

Federação Mineira de Futebol, publicou nota em que altera os horários dos jogos do Cruzeiro na competição estadual, depois de muito protesto cruzeirense. Além de dirigentes e imprensa criticaram muito a decisão, os hoários orginais de jogos do time celeste, a torcida jogou milho na porta da FMF, numa alusão à uma possível ligação da entidade com o Galo. Em nota, a Federação Mineira de Futebol, explica o porquê da decisão.

Confira a nota:

"Belo Horizonte, 28 de janeiro de 2022.

Ref.: REAVALIAÇÃO DOS HORÁRIOS DE JOGOS DO CRUZEIRO -

CAMPEONATO MINEIRO SICOOB 2022 – MÓDULO I.

A Diretoria de Competições (DCO) da Federação Mineira de Futebol (FMF), no uso de suas atribuições, Considerando o ofício enviado pelo CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, em 17.01.2022, solicitando a alteração dos horários das partidas válidas pelo Campeonato Mineiro SICOOB 2022 – Módulo I em que atuará na condição de mandante, a FMF passa a tecer os seguintes esclarecimentos:

1. Como muito bem assinalado no r. ofício, o Campeonato Mineiro SICOOB 2022 – Módulo I é, sem dúvidas, um dos campeonatos esportivos mais relevantes do país, sendo tal notoriedade construída, ao longo

dos anos, graças ao empenho uníssono da FMF e de seus clubes filiados.

2. Essa união entre clubes e Federação, deixando rivalidades de lado, sempre foi e continua sendo fundamental para a gestão da competição, bem como para o desenvolvimento de um bom produto comercial que agrade o

mercado (torcedores, patrocinadores, etc.) e, consequentemente, gere receitas.

Sem essa unidade de esforços, todos perdem.

3. E, considerando a realidade do futebol mineiro, não é exagero afirmar que essa relevância obtida pelo Campeonato Mineiro SICOOB tem intrínseca relação com a negociação conjunta dos direitos de transmissão, que possibilitou toda geração de valor e obtenção de receitas até então.

4. Afinal, as receitas oriundas da cessão dos direitos de transmissão continuam representando a principal fonte de renda da indústria esportiva, sendo, em muitos casos, a única responsável pela sobrevivência financeira dos clubes.

5. Deste modo, tendo em vista o altíssimo valor comercial do ativo ‘ao vivo’, a gestão da exclusividade sempre foi um importante fator de incremento financeiro.

6. Nesse contexto, desde o encerramento do Campeonato Mineiro SICOOB 2021, com o término do contrato com o Grupo Globo, a FMF, em conjunto com os 12 (doze) clubes participantes da competição, iniciou uma série de negociações com empresas de mídia, incluindo a própria Globo, para a cessão dos direitos de transmissão do campeonato a partir de 2022. Cabe aqui destacar que o Cruzeiro foi um dos principais interlocutores da FMF nessas tratativas.

7. Entretanto, no dia 16.11.2021, exatamente na data de realização do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro SICOOB 2022 e sem que a FMF tivesse sido comunicada previamente, a imprensa noticiou a assinatura do contrato de cessão dos direitos de transmissão celebrado entre o Cruzeiro e a Sempre Editora, válido para a edição de 2022.

8. Cumpre aqui ressaltar que, apesar de ter sido noticiado pela imprensa em 16.11.2021, até a presente data, a FMF não recebeu, de qualquer uma das partes, comunicado oficial formalizando a cessão dos direitos de transmissão. Desta forma, até então, não se tem ciência de quais direitos foram cedidos, nem de qual a extensão da referida cessão.

9. Realizado o Conselho Técnico, em respeito à norma descrita no art. 9º do Estatuto do Torcedor, a FMF publicou os Regulamentos da Competição (RGC e REC) no dia 28.11.2021, ou seja, 60 (sessenta) dias antes da data de início do Campeonato Mineiro SICOOB 2021.

10. O Regulamento Específico da Competição (REC) trouxe no §6º de seu art. 6º a regra de que “a(s) emissora(s) que celebrar(em) contrato(s) diretamente com a FMF referente aos direitos de transmissão do Campeonato terá(ão) a prerrogativa para indicar as melhores datas e horários dos jogos (...).” Já o art. 53, §5º do REC dispôs que “os clubes que, eventualmente, celebrarem contratos de direitos de transmissão sem a anuência e concordância da FMF não poderão solicitar alteração nas datas e horários das partidas.”

11. Frisa-se que os Regulamentos (RGC e REC) não foram objeto de qualquer espécie de questionamento, como preveem os §§ 1º a 3º do art. 9º do Estatuto do Torcedor, de modo que se tornaram definitivos em 13.12.2021, conforme § 4º do mesmo artigo.

12. Independente do contrato celebrado entre Cruzeiro e Sempre Editora, a FMF tinha a necessidade de continuar lutando pela celebração de um contrato de TV que contemplasse as demais equipes do campeonato, principalmente os do interior, que têm na cota de TV sua principal fonte de

receita. Por este motivo, prosseguiu nas negociações que, diga-se de passagem, se tornaram muito mais difíceis após a ‘saída’ do Cruzeiro.

13. Felizmente, em 11.01.2022, a FMF, com anuência de 11 (onze) clubes participantes do Campeonato Mineiro SICOOB 2022 (exceto o Cruzeiro) celebrou contrato de cessão dos direitos de transmissão com a TV Globo, válido para os anos de 2023 e 2024.

14. No contrato celebrado, como já acontecia anteriormente, ficou determinado que a emissora é livre para escolher a partida para transmissão ao vivo, além de ter prioridade plena de escolha dos jogos para sua transmissão, ficando expressamente acordado entre as partes que não poderá ocorrer partidas simultâneas de jogos do campeonato que serão exibidos na televisão. Tudo isso de forma a permitir a mais ampla perspectiva de geração de receita, a critério da emissora.

15. Além disso, consta do contrato que todas as partidas selecionadas pela emissora deverão ocorrer em dia e/ou horário isolado, salvo, unicamente, na hipótese de, devido ao regulamento, os jogos da última rodada da fase de classificação do Campeonato sejam realizados simultaneamente. Logo, as partidas selecionadas, de maneira livre e prioritária, pela emissora, em todas as fases, inclusive nas fases ‘mata-mata’, deverão ocorrer em dia e/ou horário divergente dos demais jogos.

16. Desta forma, a FMF se comprometeu a elaborar e publicar a tabela do campeonato em estrita observância às disposições deste contrato, buscando sempre viabilizar o pleno exercício dos direitos adquiridos pela emissora, inclusive quanto a horários de transmissão ao vivo. Tanto que há no r. contrato regra de que uma vez publicada a tabela acordada entre as partes, as eventuais modificações somente poderão ser feitas com a prévia anuência por escrito da emissora.

17. Além das cláusulas contratuais acertadas, houve um pedido da emissora para que a FMF não agendasse jogos dos times da capital nos horários até então tradicionais dos Estaduais (quarta-feira, 21:30 horas e domingo, 16:00 horas) de modo a não dividir a audiência com a de seus programas televisivos nestas faixas de horário. Tanto que, a partir deste ano, as partidas de TV aberta do Campeonato Mineiro SICOOB 2022 serão transmitidas

aos sábados (às 16:30 horas).

18. Tendo em vista todas essas condicionantes, no dia 13.01.2022, isto é, exatos 46 (quarenta e seis) dias após a publicação dos Regulamentos do Campeonato Mineiro SICOOB 2022, a FMF, em cumprimento ao contrato assinado com a Globo, publicou a tabela definitiva da competição, de

acordo com os horários definidos pela emissora.

19. No tocante aos horários designados para os jogos em que o Cruzeiro irá atuar como mandante, cabe aqui um registro: ao contrário do afirmado no r. ofício, a sociedade brasileira, em especial a consumidora do futebol, vem experimentando, ao longo dos últimos anos, uma mudança em relação aos horários de realização das partidas em dias úteis. Várias competições, nacionais e internacionais, já tiveram jogos designados durante a tarde em dias de semana e atingiram resultados comerciais e de audiência bastante positivos

1. Tanto que a CBF, no ano de 2021, marcou jogos válidos pela Copa do Brasil para o período da tarde em pleno meio de semana (às 16:30

horas) e teve resultados promissores

2. Já o Campeonato Gaúcho 2022, terá jogos transmitidos em TV Aberta pela Globo às quartas-feiras, 16:00 horas

3. Logo, não existem dados técnicos que comprovem serem tais horários prejudiciais ao mercado (torcedores, patrocinadores, mídias parceiras, etc).

20. Por fim, cabe reiterar que, antes da publicação da tabela definitiva de horários dos jogos, a FMF não recebeu qualquer solicitação/sugestão de horários para as partidas em que o Cruzeiro atuar como mandante, seja por parte do Clube ou mesmo pela Sempre Editora, em que pese o Cruzeiro estivesse previamente ciente de todas as normas regulamentares acerca das hipóteses de alteração da tabela de jogos.

Pois bem, não obstante todo o decurso de prazo, bem como os argumentos técnicos acima descritos, a FMF, desde o momento que recebeu o

pedido do Cruzeiro, passou a diligenciar no sentido de tentar uma conciliação.

Tanto que, na última quarta-feira (dia 19.01.2022) se reuniu com nova diretoria do clube (SAF), oportunidade em que, após os devidos esclarecimentos técnicos, foram traçadas as estratégias visando a resolução amigável da situação.

Felizmente, na data de hoje (28.01.2022), após a Globo recuar e concordar em alterar seus pedidos iniciais, foi possível atingir um denominador comum que, dentro dos limites contratuais e das normas regulamentares, atendesse aos interesses de todos os envolvidos.

Desta forma, nos termos do art. 53 de Regulamento Específico do Campeonato Mineiro SICOOB 2022, tendo em vista a concordância expressa

1 https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2021/09/28/com-messi-e-neymar-sbt-bate-recorde-e-alcanca-maior-audiencia-com-a-champions-league.htm

2 https://esporteemidia.com/2020/11/guerra-de-audiencia-entre-canais-faz.html

3 https://ge.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/ da TV Globo, a DCO promoverá a alteração dos horários dos jogos do Cruzeiro, que passarão a ter os seguintes horários:

- 3ª. RODADA: Cruzeiro X América – 21:30 horas.

- 5ª. RODADA: Cruzeiro X Democrata-GV – 19:30 horas.

- 7ª. RODADA: Cruzeiro X Uberlândia – 21:00 horas.

- 10ª. RODADA: Cruzeiro X Pouso Alegre – 16:30 horas.

Ademais, informamos que, em contrapartida à flexibilização, Globo e Cruzeiro negociam a assinatura do contrato de cessão dos direitos de transmissão válido para a temporada de 2023, para que o Campeonato Mineiro SICOOB volte a ter todas as suas partidas transmitidas, com exclusividade, pela

emissora.

Atenciosamente.

ADRIANO GUILHERME DE ARO FERREIRA

PRESIDENTE

LEONARDO DE CARVALHO BARBOSA

DIRETOR DE COMPETIÇÕES"