Montagem apresenta território palestino como resort e gera críticas internacionais
O vídeo mostra, por inteligência articial, o que Trump já disse que fará: transfornar a Plaestina num resort
Da Redação da Rede Hoje
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, passou dos limites mais uma vez e divulgou nesta quarta-feira (26) um vídeo gerado por inteligência artificial que retrata a Faixa de Gaza transformada em um complexo turístico. A proposta, que ele chamou de "Riviera do Oriente Médio", foi anunciada no início de fevereiro.
O vídeo, compartilhado na rede social Truth Social, mostra imagens fictícias de Gaza com arranha-céus, praias movimentadas e áreas de lazer. Entre os elementos apresentados estão uma estátua dourada de Trump, o premiê israelense Benjamin Netanyahu em uma piscina e Elon Musk distribuindo dinheiro a crianças na praia.
A montagem começa com cenas de destruição, seguidas por soldados atravessando túneis até um cenário reconstruído com prédios modernos. Em seguida, aparecem ruas turísticas, pessoas comemorando e uma entrada com o letreiro "Trump Gaza". A sequência final exibe Trump e Netanyahu relaxando em um resort.
A proposta de Trump para Gaza inclui a ocupação do território pelos Estados Unidos após o conflito entre Israel e Hamas, além da remoção da população palestina. A ideia gerou forte reação internacional, com críticas de líderes mundiais e da ONU, que classificou a expulsão forçada de palestinos como um possível crime de guerra.
Desde o início da guerra, em outubro de 2023, mais de 48 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza, segundo autoridades de saúde locais.
Fonte: G1