O prefeito Gustavo não assinou contratos com a Caixa Econômica Federal, inviabilizando o projeto no bairro Cruzeiro da Serra


A cidade de Patrocínio perdeu a construção de 166 casas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’.
Foto: Gov

Da Redação da Rede Hoje

O site Mais 1 Online (M1OL) publicou no final da tarde desta terça-feira (18), que a cidade de Patrocínio perdeu a construção de 166 casas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’. O projeto, iniciado pelo então prefeito Deiró Marra no final do ano passado, foi cancelado devido a um imbróglio judicial envolvendo a prefeitura e um movimento popular de moradores do bairro Cruzeiro da Serra e adjacências, onde as residências seriam erguidas.

Segundo apurou o M1OL, o ex-prefeito Gustavo Brasileiro teria se recusado a assinar os contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) na tarde desta terça, encerrando definitivamente as chances de o projeto ser executado ainda este ano. A negativa ocorre em meio a uma disputa judicial que envolve a municipalidade e os moradores da região, que se opõem à construção das casas no local.

O impasse é agravado pelo fato de que não há possibilidade de transferir a obra para outro terreno. O loteamento do bairro Cruzeiro da Serra já havia sido vistoriado e aprovado pela CEF, atendendo a todos os requisitos técnicos do programa. Com a recusa em assinar os contratos, a única alternativa é aguardar uma nova janela de oportunidade, que só deve surgir em 2026.

A administração de Gustavo Brasileiro, provavelmente, virá a público explicar o problema entre moradores que aguardavam as novas moradias e também entre setores da administração municipal, que viam no projeto uma chance de reduzir o déficit habitacional na cidade. O movimento popular contrário à obra alega impactos ambientais e sociais, mas não há consenso sobre os reais motivos da oposição.

O M1OL abre espaço para que os envolvidos no imbróglio possam se manifestar e fornecer mais detalhes sobre o caso. Enquanto isso, a população de Patrocínio terá de esperar pelo menos mais dois anos para ver retomadas as esperanças de acesso a moradias populares por meio do ‘Minha Casa Minha Vida’.


Todas as notícias