Produto foi interditado após relatos de reações adversas, como lesões bucais e inflamação gengival; comercialização e uso estão proibidos até a conclusão das investigações.


Anvisa determinou a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint

Da redação da Rede Hoje

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. A decisão, publicada na RESOLUÇÃO-RE Nº 1.158, DE 26 DE MARÇO DE 2025, foi motivada por relatos de reações adversas associadas ao uso do produto.

A Anvisa informou que a medida foi adotada após uma avaliação de risco, que identificou um número significativo de efeitos indesejáveis relacionados ao uso da nova formulação do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa, lançado em julho de 2024. Entre os sintomas relatados estão lesões bucais, sensação de queimação, inflamação gengival, edema labial e dificuldades para se alimentar e se comunicar.

A interdição afeta exclusivamente a variante Clean Mint do Colgate Total. "Após acionar a empresa responsável pelo produto, a Anvisa verificou um aumento na taxa de eventos adversos da nova formulação em comparação à fórmula anterior", informou a agência. Outras versões do creme dental Colgate Total seguem disponíveis para venda.

A Anvisa esclareceu que a interdição cautelar tem caráter preventivo e permanecerá em vigor enquanto são conduzidas análises e investigações para determinar a segurança do produto. Durante esse período, a comercialização e o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint estão proibidos.

Orientações aos consumidores e comerciantes

A Anvisa recomenda que os consumidores verifiquem se possuem o produto em casa. Para isso, devem checar a embalagem em busca do número de processo 25351.159395/2024-82 ou a presença da substância "fluoreto estanoso" na composição. A agência reforça que o uso do produto deve ser interrompido até a conclusão das investigações.

Consumidores que apresentaram efeitos adversos após o uso do creme dental devem relatar o ocorrido à Anvisa por meio dos canais oficiais: Limesurvey, e-Notivisa (para cidadãos) e Notivisa (para profissionais de saúde e empresas). "Sua contribuição é fundamental para identificar e investigar eventuais riscos à saúde pública", destacou a agência.

No momento, não há determinação para recolhimento do produto. No entanto, pontos de venda devem manter os estoques do creme dental Colgate Total Clean Mint separados e fora da exposição ao público.

Ação das vigilâncias sanitárias

As vigilâncias sanitárias locais foram orientadas a garantir que o produto não seja comercializado. Conforme a Lei 6.437/1977, a interdição cautelar tem validade de até 90 dias, podendo ser prorrogada caso necessário. A Anvisa recomenda que os consumidores acompanhem atualizações pelo portal oficial da agência.


Todas as notícias