De uma pequena empresa de ônibus em Patrocínio ao controle de linhas de metrô na capital paulista, a trajetória de um dos maiores empreendedores do transporte no Brasil
O usuário espera que o sistema caótico de transporte melhore. Foto: reprodução TV Globo
Da Redação da Rede Hoje
O nome do patrocinense Nenê Constantino ( Constantino de Oliveira) é sinônimo de empreendedorismo no setor de transportes no Brasil. Nascido em Patrocínio, no interior de Minas Gerais, ele construiu um império que começou com um caminhão Chevrolet, nos anos 1960, depois uma pequena empresa de ônibus e hoje abrange desde companhias aéreas até o controle de linhas de metrô em grandes capitais.
O Começo: do ônibus à Gol Linhas Aéreas
A história do Grupo Comporte tem raízes no transporte rodoviário. Na década de 1957, Nenê Constantino fundou em Patrocínio, MG, o Expresso União, uma empresa de ônibus que rapidamente se expandiu, adquirindo outras companhias pelo país. Com uma visão estratégica, ele consolidou sua presença no setor, tornando-se um dos principais nomes do transporte interestadual.
Mas foi em 2001 que Constantino deu um salto ainda maior: a criação da Gol Linhas Aéreas, revolucionando o mercado aéreo brasileiro com um modelo de baixo custo. A empresa rapidamente se tornou uma das maiores do país, desafiando gigantes como a TAM (hoje Latam).
Expansão para os trilhos: Metrôs e Trens Urbanos
Se no setor aéreo a marca de Constantino já estava consolidada, nos últimos anos o Grupo Comporte voltou sua atenção para o transporte sobre trilhos. A empresa já operava o metrô de Belo Horizonte e, em 2023, venceu a concorrência para construir e operar o Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas.
Agora, o grupo dá mais um passo significativo: na última sexta-feira (28), a Comporte venceu o leilão para operar três linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos):
- Linha 11-Coral (Luz → Estudantes)
- Linha 12-Safira (Brás → Calmon Viana)
- Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart → Aeroporto de Guarulhos)
O contrato, de 25 anos, prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos privados, além de R$ 10 bilhões do governo paulista para modernização das linhas. A proposta da Comporte garantiu um desconto de 2,57% sobre os repasses públicos, gerando uma economia estimada em R$ 957 milhões ao longo da concessão.
Desafios e Oportunidades
A entrada da Comporte no sistema ferroviário paulista não está livre de desafios. A ViaMobilidade (CCR), que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, acumula críticas por falhas constantes e multas milionárias. O governo de Tarcísio de Freitas afirma que o novo edital foi aprimorado para evitar problemas semelhantes.
Para José Efraim Neves, diretor institucional da Comporte, a vitória no leilão reforça a confiança no grupo: "Estamos muito otimistas e agradecemos à família Constantino pela condução dessa proposta."
De Patrocínio para o Brasil
A trajetória de Nenê Constantino e do Grupo Comporte é um exemplo de como uma empresa nascida no interior mineiro pode se transformar em um dos maiores players de transporte do país. Do pequeno caminhão Chevrolet, passando aos ônibus do Expresso União de Patrocínio aos trilhos de São Paulo, a história do grupo mostra que, com visão e ousadia, é possível conquistar mercados antes dominados por grandes conglomerados.
Fontes: g1, Governo de SP, Grupo Comporte