Mostra de quadros e concurso de fotografia homenageiam artistas locais e mulheres transformadoras; resultado será divulgado na 2ª Noite de Museu

Obras de artistas patrocinenses formados pela Casa da Cultura, em exposição no segundo piso do Museu Hugo Machado da Silveira. (Fotos: Rede Hoje)

Da Redação da Rede Hoje

No Museu Professor Hugo Machado da Silveira, duas exposições em cartaz continuam a celebrar o Mês da Mulher, mesmo após o fim de março. A primeira, inaugurada no Dia do Artesão (19 de março), exibe quadros pintados por artistas patrocinenses que frequentam os cursos da Casa da Cultura. As obras, expostas no segundo piso do Casarão da Praça Matriz, revelam a criatividade e o talento desses artesãos, que transformam ideias em peças únicas carregadas de emoção.

Já o 1º Concurso de Fotografia “Mulheres que transformam histórias” destaca o impacto feminino na sociedade local. A mostra reúne imagens de 15 mulheres em suas rotinas, retratando suas contribuições para a comunidade. O público pôde votar presencialmente até quarta-feira (9), e o resultado será anunciado nesta quinta-feira (10), durante a 2ª Noite de Museu.

Fotografias de 15 mulheres patrocinenses concorrem no 1º Concurso “Mulheres que transformam histórias”. (Fotos: Rede Hoje)

Entre as participantes estão Andréia Helena de Almeida, Angélica Fabiana de Souza Silva, Camila Cunha de Paula, Cíntia Modesto de Vasconcelos, Danielle de Souza Silva, Eliane Aparecida Ribeiro Assunção, Eliane Cristina de Morais Dornelas, Francisca Queiroz Magalhães, Geralda Aparecida de Oliveira Camilo, Laira Carolina Arvelos, Letícia Nelma Soares, Maria das Mercês Martins Borges, Maria Ferreira Cortes, Maria Josephina Van Rompay (Irmã Mária), Maria Luiza Teixeira Marins e Sheila Souza Souto.

Todas as Rainhas do Café

As rainhas do café das primeiras edições

A Secretaria de Cultura de Patrocínio reforça que as iniciativas valorizam a mulher local. “No concurso, premiaremos não a foto, mas a história e o legado dessas mulheres”, destacou a secretária de Cultura e Turismo Ana Valéria Rezende Cunha. Além disso, o museu mantém em exposição fotos de todas as Rainhas do Café, incluindo a mais recente, Maria Eduarda, eleita Rainha Nacional do Café, e as princesas Iasmin e Sônia.

Livro Infantil


Exposições são permanentes no Museu Hugo Machado da Silveira.
Foto Rede Hoje
Para encerrar as homenagens, a 2ª Noite Patrocinense do Museu, nesta quinta-feira (10), integra a 10ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. O evento marca os 183 anos de Patrocínio com o lançamento do livro infantil “O Presente da Rainha do Café”, de Lena Oliveira e Gleice Nascimento, que narra uma história de generosidade ligada à tradição cafeeira. Após o lançamento, haverá sessão de autógrafos, reforçando o papel cultural do museu na preservação da memória local.


Todas as notícias