Atuante na educação e na política local, Gilberto sofreu um mal súbito na Escola Nely Amaral; ele era ligado ao PSOL e ao Sind-UTE

Gilberto José de Melo em atuação política: defensor da educação pública e de pautas progressistas em Patrocínio (Foto: Arquivo pessoal)

Da redação da Rede Hoje

Faleceu na tarde desta sexta-feira (16), aos 53 anos, o professor de História, Gilberto José de Melo, após sofrer um mal súbito na Escola Estadual Nely Amaral, em Patrocínio (MG). Gilberto era conhecido pela forte atuação política e sindical no município, com militância ligada à ideologia de esquerda, principalmente por meio do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE).

Casado com Aderly Abadia dos Santos Melo, deixa os filhos Isabela e Caio, os irmãos Gaspar, Baltazar e Maria de Lourdes, além de cunhados, sobrinhos e uma ampla rede de amigos, colegas de profissão e companheiros de luta política.

A cerimônia fúnebre acontece na sala 02 da Funerária Frederico Ozanam. O sepultamento será neste sábado (17), às 16h, no Cemitério Municipal de Patrocínio.

Militante ativo, Gilberto deixa como legado o compromisso com a educação pública, os direitos dos trabalhadores da área e a defesa de pautas progressistas. Sua morte causa comoção entre alunos, colegas de profissão, integrantes de movimentos sociais e lideranças políticas da cidade e região.

Na redes sociais, várias mensagens pelo falecimento do professor, das quais destacamos essa, de Vilma Cristina do Nascimento Batista:
“Caríssimo colega Gilberto José de Melo, nunca estamos preparados para nos despedir para sempre, mesmo sabendo que isso faz parte da vida. Ontem foi um dia de profunda tristeza para todos nós, seus nobres colegas de trabalho — como você costumava nos chamar. Vimos você partir, ali mesmo na Escola Estadual Nely Amaral, enquanto lutávamos com todas as forças pela sua sobrevivência. Mas Deus tinha outro propósito: levá-lo à morada eterna.
Sua partida foi dolorosa, marcada por lágrimas de desespero e por uma tristeza imensa. Nossa vontade era ver você se levantar, sorrindo, e dizer: ‘Meus caríssimos e nobres colegas, ainda não foi dessa vez. Estou aqui, 100% bem.’
Você fará muita falta, amigo. Será sempre lembrado como o Professor Gilberto, o filósofo e mestre, aquele que erguia a voz contra as injustiças com coragem e convicção. Um educador, um militante, um exemplo.
Hoje estamos de luto, mas também celebramos sua vida e o impacto que deixou em tantos de nós. Que Deus o receba de braços abertos.
Descanse em paz.”


Todas as notícias