Evento acontece no Expominas no dia 8/3 e será espaço para divulgação de serviços e projetos.


No evento será promovido o Dia Internacional da Mulher - Arquivo ALMG - Foto:Ricardo Barbosa


DA REDAÇÃO DA REDE HOJE

O X Congresso Mineiro de Vereadores será realizado no Expominas, em Belo Horizonte, na esta terça-feira (8/3/22), das 8 às 17 horas. Coordenado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento deverá reunir cerca de 2 mil pessoas, entre legisladores dos 853 municípios, servidores das câmaras, prefeitos e outras lideranças políticas.

A participação da ALMG busca fortalecer o relacionamento com representantes municipais, um de seus públicos prioritários. O Legislativo estadual terá um estande onde poderá, também, divulgar seus projetos de interlocução com a sociedade, canais de comunicação e serviços de interesse dos municípios, como Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e a Procuradoria da Mulher.

Ainda sob o impacto da pandemia de Covid-19, a ALMG deverá ter como foco no evento seu trabalho para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado. Ações e projetos como o Recomeça Minas, o Assembleia Fiscaliza, o acordo com a Vale e as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) estarão no portfólio, assim como o Relatório Institucional de 2021, que traz um balanço dessas e de outras ações.

MULHERES. Por ser promovido no Dia Internacional da Mulher, o Congresso terá um ambiente de discussão sobre a necessidade de se aumentar a presença feminina em todos os espaços de poder. Essa será uma oportunidade para que a ALMG divulgue os serviços da Procuradoria da Mulher, instalada no último mês de dezembro. O estande também contará com atendimento personalizado do Ceac.

ABERTURA. O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), participa da mesa de abertura do X Congresso Mineiro de Vereadores, às 9 horas. Entre as autoridades previstas estão, ainda, os presidentes da AMM, Julvan Lacerda, e do Congresso Nacional, senado Rodrigo Pacheco; o governador Romeu Zema e o prefeito de BH, Alexandre Kalil; e o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. O Sebrae é parceiro da AMM no evento.

A programação, que começa com o credenciamento às 8 horas, terá, ainda, palestras de especialistas renomados sobre temas relevantes para o trabalho dos vereadores. A Palestra Magna das 11 horas terá como tema “O Poder Legislativo mais perto do cidadão” e será proferida por Rodrigo Pacheco. Às 14 horas, haverá o painel “O papel das Câmaras Municipais no desenvolvimento econômico dos municípios”.

Já às 15 horas, a palestra “A importância da mulher na transformação da sociedade” será conduzia pela historiadora Luciana Balbino. Ela é consultora de turismo de base comunitária, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria, em Areia (PB), e foi escolhida pela Revista Forbes uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro no Brasil.

Outra palestra, às 16 horas, traz o filósofo e ensaísta brasileiro Luiz Felipe Pondé, que abordará o tema “Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”. O encerramento será às 17 horas. Durante todo o evento, serão seguidas as normas de segurança sanitária do programa Minas Consciente para prevenção e combate à Covid-19.