Proposta prevê doação e preparação de terreno para instalação de campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no município.


O IFTM (Instituto Federal) já funciona em Patrocínio há mais de uma década oferecendo cursos técnicos e superiores

Da Redação da Rede Hoje

A Prefeitura de Patrocínio informou, por meio de comunicado à imprensa divulgado nesta segunda-feira (1º), que encaminhou um ofício à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) solicitando a inclusão do município no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição. O documento, entregue à Reitoria da UFTM em Uberaba, trata da proposta de implantação de um campus da universidade em Patrocínio.

A reportagem da Rede Hoje entrou em contato com a UFTM em Uberaba e com o professor Marlucio Anselmo, ex-diretor do IFTM e atual diretor de expansão do campus Patrocínio, que confirmou a articulação. Segundo Marlucio, a proposta prevê como contrapartida do município a doação e a preparação de um terreno — incluindo terraplanagem — para a instalação do campus e também a instalação de uma sede provisória enquanto a universidade é construida.

Marlúcio Anselmo - diretor de expansão do IFTM Patrocínio.

Marlucio afirmou que já iniciou diálogo com a Reitoria da UFTM e no Ministério da Educação tratando do tema. Uma nova reunião está agendada em Uberaba para dar sequência às negociações. Ele destacou que a proposta retoma tratativas iniciadas há mais de uma década, que chegaram a incluir Patrocínio no plano da UFTM, mas não foram levadas adiante por questões políticas locais.

“O município chegou a ser incluído no plano da universidade há cerca de 15 anos, mas por motivos políticos, o projeto não avançou. Agora, estamos retomando as tratativas com apoio do prefeito Gustavo Brasileiro e de outras lideranças”, disse.

O professor também mencionou o apoio do assessor especial da Presidência da República, Gilmar Machado, que atua como interlocutor em Brasília. Segundo Marlucio, Machado tem colaborado com o projeto e também atuou em pautas anteriores de interesse do município — inclusive da implantação, no município, do IFM (Instuto Federal do Triangulo Mineiro), inaugurado há 15 anos, e que funciona em Patrocínio há mais de uma década oferecendo cursos técnicos e superiores, como Tecnologia em Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Português/Inglês —, e outros como habitação e educação.

A proposta ainda está em fase de tratativas e depende da inclusão formal de Patrocínio no PDI da UFTM. Caso avance, poderá representar a instalação de uma universidade federal no município, demanda considerada histórica pela comunidade local.

O objetivo, segundo os articuladores, é ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito em Patrocínio, contribuindo para a formação profissional, geração de empregos e fortalecimento da economia local.


Todas as notícias