
Candidatos têm até 23h59 desta terça para solicitar isenção no CNU 2025 pelo site da FGV (Foto: Divulgação/FGV)
Da Redação da Rede Hoje
Encerra-se às 23h59 desta terça-feira (8) o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, também conhecido como “Enem dos Concursos”. O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.
De acordo com o edital, têm direito à gratuidade da taxa quatro grupos específicos:
-
Pessoas com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais;
-
Doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
-
Quem é ou foi bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni);
-
Candidatos com financiamento estudantil pelo Fies, do Ministério da Educação.
A documentação deve ser anexada diretamente na plataforma da FGV, em formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB por arquivo. Documentos enviados por e-mail, entregues presencialmente ou levados no dia da prova não serão aceitos. A simples solicitação da isenção não garante o benefício, que depende de análise e validação das informações prestadas.
No caso dos inscritos no CadÚnico, não é necessário inserir o Número de Identificação Social (NIS), conforme retificação recente do edital. Para doadores de medula, é obrigatória a apresentação de comprovante da doação, cartão de doador, ou documento com dados do órgão emissor, data e assinatura.
A divulgação dos resultados preliminares da análise dos pedidos será feita na quinta-feira (10), no site da FGV. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre 11 e 14 de julho. O resultado final será divulgado em 18 de julho.
Candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar a taxa única de R$ 70 (para cargos de nível superior e médio) até o dia 21 de julho. Após esse prazo, a inscrição será automaticamente cancelada, caso o pagamento não seja realizado via Guia de Recolhimento da União (GRU).
Concurso
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. As provas serão aplicadas em duas etapas: a primeira, com questões objetivas, será realizada em outubro, e a segunda, com provas dissertativas, está prevista para dezembro, apenas para os aprovados na primeira fase.
As oportunidades estão organizadas em nove blocos temáticos, e os candidatos poderão indicar preferência por diferentes cargos dentro de um mesmo bloco. As provas ocorrerão em 228 municípios de todos os estados do país.
O concurso terá validade de 12 meses, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.