Alunos do ensino médio debatem impacto dos agrotóxicos em atividade pedagógica com apoio do Judiciário e do NAPE


Simulação contou com estrutura real de julgamento e participação ativa dos estudantes — Fotos: Divulgação/Escola Irmã Gislene

Da Redação da Rede Hoje

Alunos da Escola Estadual Irmã Gislene participaram, na manhã desta terça-feira (9), de um júri simulado realizado no Fórum da Comarca de Patrocínio. A atividade, voltada para o desenvolvimento de competências argumentativas e cidadãs, contou com o apoio institucional do juiz Serlon Silva Santos e do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante (NAPE).

A simulação abordou um tema de destaque nacional: o uso de agrotóxicos no Brasil. Divididos entre acusação e defesa, os estudantes argumentaram sobre os impactos ambientais e à saúde versus a importância econômica do uso de defensivos agrícolas na produção de alimentos. A proposta visou estimular o pensamento crítico, a pesquisa e a articulação de ideias com base em dados reais.

A atividade permitiu que os alunos compreendessem na prática o funcionamento de um julgamento no sistema judicial brasileiro, com a simulação fiel de papéis como juiz, promotor, advogado de defesa e jurados. Além de possibilitar o contato com o ambiente do Fórum, a ação reforçou noções de justiça, democracia e responsabilidade social.

A realização do júri simulado faz parte das estratégias pedagógicas adotadas pelas escolas da rede estadual para desenvolver as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como argumentação, trabalho em equipe e protagonismo juvenil.

A parceria com o Judiciário e com o NAPE foi destacada pela coordenação pedagógica da escola como fundamental para o sucesso da iniciativa. O juiz Serlon Silva Santos acompanhou toda a simulação, orientou os alunos e contribuiu para aproximar os jovens da realidade institucional da Justiça.

A Escola Estadual Irmã Gislene informou que outras atividades interativas semelhantes estão previstas para os próximos meses, com foco no desenvolvimento cidadão e no estímulo à participação ativa dos estudantes nos debates sociais.




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