
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, nesta segunda-feira (18/8/25), às 14 horas, no Auditório José Alencar, uma audiência com os secretários de Estado de Governo, Planejamento e Gestão, e Fazenda. A reunião tem como objetivo discutir o desabastecimento de viaturas policiais, apontado por servidores como consequência de cortes nas despesas da segurança pública.
Os titulares das secretarias — Marcelo Aro (Segov), Sílvia Caroline Listgarten Dias (Seplag) e Luiz Claudio Gomes (Sefaz) — não compareceram às duas audiências anteriores, marcadas para 5 e 12 de agosto. As ausências geraram críticas do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PL), autor do requerimento para ouvir os gestores.
Segundo o parlamentar, o reagendamento da audiência contou com intervenções do líder do Governo na ALMG, deputado João Magalhães (MDB), para garantir a presença do secretário de Fazenda, que no último encontro não pôde participar devido a compromisso com o vice-governador Mateus Simões.
O foco do debate é a limitação no abastecimento de viaturas, relatada por policiais militares, civis e bombeiros. Informações preliminares indicam que veículos estariam recebendo entre 10 e 15 litros de combustível por turno, com limite de circulação de 30 a 40 km, restringindo a operação em diferentes regiões do Estado.