Evento reúne representantes municipais para planejamento estratégico da educação básica


Representando o Governo Municipal, o vereador e servidor da Secretaria de Educação, professor Alexandre Vitor, integra a programação (Foto: Divulgação/Secom).
Da Redação da Rede Hoje

O município de Patrocínio está participando, em Itajubá, de um encontro voltado ao Plano de Ações Articuladas (PAR), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) criada em 2007 com o objetivo de apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no planejamento e execução de políticas públicas voltadas à educação básica.

Representando o Governo Municipal, o vereador e servidor da Secretaria de Educação, professor Alexandre Vitor, integra a programação que promove formação e troca de experiências para a elaboração do próximo ciclo do plano, com vigência de quatro anos.

O PAR faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e é considerado um instrumento de gestão estratégica. Entre suas finalidades estão apoiar gestores na formulação de políticas, reduzir desigualdades regionais, promover maior articulação entre os entes federativos e ampliar a eficiência na aplicação dos recursos públicos.

De acordo com o Ministério da Educação, a adesão ao PAR pode trazer benefícios como maior integração entre políticas locais e nacionais, acesso facilitado a recursos federais e melhoria nos indicadores educacionais, incluindo taxa de alfabetização, redução da evasão escolar e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Objetivos do PAR

  • Garantir melhorias na qualidade da educação básica;
  • Apoiar os gestores educacionais na formulação e implementação de políticas públicas;
  • Reduzir desigualdades regionais no acesso e na qualidade da educação;
  • Fomentar a articulação entre União, estados e municípios;
  • Promover o uso eficiente dos recursos públicos.

Importância do PAR

A participação do município no PAR traz inúmeros benefícios para a educação local:

  • Permite que municípios pequenos e com menor capacidade técnica possam planejar com mais eficiência;
  • Melhora a integração entre as políticas públicas e as ações locais;
  • Facilita o acesso a recursos federais para investimentos na educação;
  • Contribui para elevar os indicadores educacionais, como IDEB, taxa de alfabetização e redução da evasão escolar.

A Secretaria de Educação de Patrocínio, com essa participação, busca alinhar diretrizes e fortalecer o planejamento para o próximo quadriênio, ampliar a capacidade técnica e estratégica na gestão das políticas educacionais no município.


Todas as notícias