Com 513 escolas parceiras, iniciativa reconhece estudantes e profissionais da educação pública na Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais

Da Redação da Rede Hoje
Ao lado de mais de 513 escolas na Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, a iniciativa reconhece experiências pedagógicas que fazem a diferença em unidades públicas do país. A premiação inclui também a categoria Aluno Nota 10, voltada a estudantes do ensino fundamental regular (1º ao 9º ano) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Só em 2024, mais de 5 mil alunos foram certificados nessa modalidade.
Abrangência nacional
O Prêmio de Educação está em sua 22ª edição e já se consolidou como referência em valorização da educação pública. Em 2025, abrange 17 municípios: Alagoa Nova (PB), Baía da Traição (PB), Bananeiras (PB), Cabaceiras (PB), Campina Grande (PB), Carpina (PE), Caturité (PB), Guarabira (PB), Ingá (PB), Itatuba (PB), João Pessoa (PB), Lagoa Seca (PB), Mogeiro (PB), Montes Claros (MG), Queimadas (PB), Santa Rita (PB) e Serra Redonda (PB).
Na categoria Aluno Nota 10, cada escola participante indica dez estudantes que se destacaram. Já na categoria Educador Nota 10, os projetos enviados são avaliados por uma banca composta por doutores, mestres, professores e consultores convidados.
Premiação e impacto
O prêmio concede aos estudantes certificados, camisas e mochilas, além de dar visibilidade às escolas e redes municipais. Já os educadores finalistas apresentam seus projetos no Congresso Científico Internacional da FIEPS e têm seus artigos publicados na The FIEP Bulletin Online, com reconhecimento da CAPES. A cerimônia de entrega acontece no Seminário Nacional de Educação do Instituto Alpargatas, que reúne milhares de pessoas em apresentações culturais e solenidades.
Segundo Berivaldo Araújo, diretor-executivo do Instituto Alpargatas, o prêmio reafirma o compromisso da entidade com a transformação da educação pública. “A iniciativa incentiva participações ativas em esportes, cultura, disciplina e inovação pedagógica. Para isso, oferece visibilidade, certificação e premiação, fomentando a valorização da educação pública e transformando a realidade escolar no Brasil. O prêmio nos prova a cada ano como alunos e professores podem avançar juntos, estimulando o melhor desempenho escolar, a superação e a inclusão”, afirmou.
Serviço
- Educador Nota 10 – projetos devem incluir comprovação com dados (como gráficos comparativos) e alinhamento com os ODS da Agenda 2030.
- Todos os inscritos são avaliados por uma Banca Examinadora e certificados pela UFPB.
- Inscrições prorrogadas até 6 de outubro de 2025.
- Mais informações no edital.