Facebook Twitter
 banner radio hoje aovivo450x108okok    
Quarta, Dezembro 11, 2019

  • Inicial
  • Minas Hoje
  • Esporte Hoje
  • Gerais
  • TV HOJE
  • Blog do Luiz Antônio

Núcleo de Práticas Jurídicas tem primeiro Juri Simulado

  • Imprimir
  • E-mail
Detalhes
Criado em Terça, 01 Julho 2014 16:58

Foi o primeiro evento realizado no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio

jurisimulado003

A simulação foi realizada pelos alunos do 8º período do curso de Direito, orientados pelo professor Rodrigo Elias Reis Abrahão

Luz Costa Junior

No dia 27 de junho, o Unicerp promoveu o I Júri Simulado do curso de Direito. Esse foi o primeiro evento realizado no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.

A simulação foi realizada pelos alunos do 8º período do curso de Direito, orientados pelo professor Rodrigo Elias Reis Abrahão. Aconteceram duas sessões, pela manhã foram envolvidos os acadêmicos do turno matutino e durante a noite participaram os estudantes do noturno.

Durante este semestre, os universitários atuaram em todas as etapas de um processo baseado em um caso real. O estudo culminou com a realização do júri simulado, constituído por todos os personagens, como advogados, promotores, réus, oficiais de justiça e jurados.

"A importância dessa atividade é viabilizar uma formação prática aos alunos. Nossa instituição e nosso curso têm a preocupação de preparar os nossos acadêmicos futuros bacharéis como profissionais aptos a exercerem a atividade que eles estão escolhendo, seja como advogado, como promotor, como juiz, como defensor público", analisa Rodrigo Fernando Lopes, coordenador do curso de Direito do Unicerp.

"Pra nós alunos, foi uma imensa satisfação participar desse projeto, com essa estrutura oferecida. Amplia nosso conhecimento porque saímos daquele estudo dos livros e fomos para a prática", declara o aluno do 8º período do curso de Direito, Ciro Alexandro Maronezzi de Paula.

serlonO juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Patrocínio,  Serlon Silva Santos, participou

O I Júri Simulado do Unicerp também teve a ilustre participação do juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Patrocínio,  Serlon Silva Santos. Além de presidir as sessões, o juiz orientou os alunos sobre diversos aspectos importantes que acontecem durante um júri real.

 

Ao fim do evento, o Dr. Serlon Santos elogiou acadêmicos, professores e instituição pelo alto nível do trabalho apresentado. "Poder encontrar aqui uma estrutura tão bem montada, uma logística funcionando de maneira tão bem estruturada nos alegrou muito o coração. Patrocínio está de parabéns, o Unicerp está de parabéns, os alunos estão atuando de maneira brilhante. Isso é um reflexo do que eles vêm aprendendo com os professores e o desempenho da própria coordenação do curso", avalia.

Para universitários e docentes do Unicerp, a presença do juiz foi uma grande honra. "Ficamos felizes em pensar que participamos do primeiro júri simulado da história de Patrocínio e do Unicerp. Mostra a qualidade do ensino que estamos tendo aqui no centro universitário. Imprescindível a participação do Dr. Serlon, que veio dar essa contribuição para nós estudantes", conta Linduaudson Borges de Santana, aluno do 8º período do curso de Direito do Unicerp.

jurisimulado061O professor e orientador de estágio supervisionado Rodrigo Elias Reis Abrahão agradeceu a presença do juiz. "Tivemos o prazer de receber o Dr. Serlon Silva Santos, que nos honrou com sua presença. A gente percebe que ele vem presidir o tribunal de júri e também nos conceder uma bela aula. O Unicerp se engajou bastante na construção desse Núcleo de Prática Jurídica. Nós temos sala de audiência, sala pra recepção, salas em que podemos desenvolver a parte da conciliação", explica.

 

"O Unicerp, através dos gestores, da direção, da reitoria, e com o apoio da mantenedora, vem buscando todos os meios necessários para viabilizar um ensino de qualidade, ofertando uma estrutura adequada, condizente para a boa formação de futuros profissionais. No próximo semestre já estaremos atuando com a comunidade carente, aqueles que não têm condições de pagarem os honorários dos advogados. Dentro de alguns critérios, eles serão atendidos na nossa instituição pelos alunos supervisionados pelos professores", completa o coordenador Rodrigo Lopes.  


Luiz Costa Junior é jornalista do MKT Unicerp


 

 

Adicionar comentário
JComments

Últimas Notícias

  • AGORA É LEI. Aprovado na Assembleia de Minas PL sobre uso de veículos apreendidos
  • CAP. Patrocinense apresenta jogadores à imprensa e diz que vai priorizar agora o sócio torcedor para captação de receita
  • DERROCADA AZUL. A cronologia de 10 momentos que marcaram o rebaixamento do Cruzeiro no Brasileiro
  • REPARAÇÃO. Justiça fixa em 10 mil mensais por vítima, pensão que o Flamengo deverá pagar as famílias de garotos que morreram em incêndio
  • SOSSEGO AOS MINEIROS? Avança na Assembleia Legislativa de Minas PL que disciplina call center no Estado
  • CAP. Na Estreia do Capital Esporte Clube, comissão técnica do CAP abre o jogo e trabalhos começam nesta quinta
 

+ Minas Hoje

  • ÁRVORES. Repercussão da "Primeira Coluna" e projeto sobre corte de árvores na cidade, mostram preocupação dos patrocinenses
  • AÇÃO. Implantação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é meta de Secretaria Municipal de Agricultura
  • COMÉRCIO. Juventude e experiência são as características das novas diretorias da ACIP e CDL, eleitas esta semana
  • NATAL. Prefeitura quase triplica ornamentação de Natal, Túnel de Luz terá 20 metros e Papai Noel chega no sábado
  • ESTREIA. Padre Artur Oliveira comanda novo programa da Capital FM aos sábados
  • RÁDIO. Capital FM terá como reforço da Equipe Versátil de Esportes, comentarista especialista em Direito Desportivo
ExpressoUniao-Inst-07102017
 
001 RH-INST lateral-250