Estão engajados na campanha Alerta Verde: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Governo Municipal e Defesa Civil.
Queimada na Serra do Cruzeiro no inverno de 2022. Foto: Bombeiros PTC
Da redação da Rede Hoje
Este ano os incêndios podem ter uma redução com a iniciativa de conscientizar a população sobre a importância da limpeza dos lotes vagos, visando a prevenção. Estão engajados no movimento: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Governo Municipal e da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes na campanha Alerta Verde.
A operação Alerta Verde é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado de Minas Gerais contando sempre com o apoio do poder público. O alvo é fomento a cultura de prevenção e incentivo no desenvolvimento de políticas públicas para a limpeza de lotes.
Em Patrocínio, o Governo Municipal é um parceiro fundamental da corporação, empenhando-se tanto em intensificar as fiscalizações e identificar possíveis incendiários quanto em assegurar a devida punição aos responsáveis.
Para o Tenente Coronel Duarte, a campanha tem como objetivo incentivar a manutenção adequada dos lotes e a redução de casos de incêndios, que atualmente representam em média 55% das ocorrências de incêndios em vegetação. Essas ocorrências consomem recursos e tempo dos bombeiros, que poderiam ser direcionados para atendimentos de maior complexidade, principalmente grandes incêndios na área rural que ameaçam lavouras e propriedades. A campanha Alerta Verde terá duração até o mês de julho, quando se inicia a fase mais crítica dos incêndios na região.