A indicação do projeto feita pelo vereador Roberto Margari em 2017, chegou a ser arquivada, passou por várias discussões e agora o projeto entra na Câmara Municipal nos próximos dias
Da redação da Rede Hoje
Vereador Roberto Margari
Querendo entender direito como funcionará a Praça Santa Luzia e como será depois da revitalização, a Rede Hoje procurou o vereador autor da indicação do projeto, Roberto Margari (Podemos). Como a nova praça afeta toda a população queríamos entender a proposta desde o início. E Magari passou todas as informações.
O Processo de Lei já está na Procuradoria do Município e vai ser encaminhado para a Câmara Municipal. A única modificação em relação ao projeto anterior é a desafetação de uma das pistas da Rui Barbosa. Segundo Margari, o projeto arquitetônico já está na Secretaria de Obras que vai apresentá-lo à população depois de estudos.
A indicação do projeto foi feita pelo vereador Roberto Margari em 2017 foi aprovada e de lá pra cá passou por várias discussões. O projeto foi arquivado sob o argumento de que a cidade tinha necessidades mais urgentes como a construção do Pronto Socorro e asfaltamento (ou recapeamento) de algumas vias e manutenção de estradas rurais. Agora em 2023, Margari pediu para ser desarquivado e a Prefeitura deve dar início à obra breve, segundo previsão do próprio vereador.
O Projeto de Lei de desafetação de uma das pistas da Avenida Rui Barbosa já está em andamento. Roberto Margari diz que já conversou com o procurador do município Anderson Aprígio. “Ele disse que o prefeito já enviou o projeto para a procuradoria que vai enviá-lo para a Câmara. No prazo máximo de uma duas semanas o projeto já estará na Câmara e dentro de uns 30 dias já será votado”, acredita o vereador.
Margari acrescenta que a Secretaria de Cultura e Turismo também está participando das sugestões do projeto porque “os eventos realizados na praça, que é a principal da cidade, quase sempre, são promovidos pela Secretaria de Cultura”, diz.
O projeto
A praça será revitalizada com abertura para eventos culturais e de lazer. Será estendida até a pista anexa (que sobe) da Avenida Rui Barbosa. Aos fins de semana a previsão é fechar a outra pista (que desce) da avenida das noites de sexta-feira até a noites de domingo. Serão abertos seis quiosques duplos — com estabelecimento comercial de cada lado com banheiro, ou seja, 12 banheiros.
Não está no projeto, mas a ideia é que o funcionamento destes quiosques seja durante o dia também, não só no período noturno e fins de semana como é atualmente. Outra ideia é fazer uma praça de alimentação completa, assim, cada quiosque poderá ter um cardápio: lanches, sanduíches, feijão-tropeiro, caldos, café e quitandas, etc. Isso é para um não concorrer com os outros.
Ainda este ano
Roberto Margari informou que toda a obra pode ser pelos servidores da Prefeitura, com recursos próprios e que assim, “anda mais rápido” e que a expectativa é que seja concluída até final do ano. “Espero que este mês já tenhamos uma definição de todas etapas”, conclui o vereador.