A CerVivo desenvolve pesquisas, promove educação e saúde e estimula práticas sustentáveis para a conservação da biodiversidade.




Pato-mergulhão - familia. Foto: Sávio Freire Bruno | Icmbio

Da redação da Rede Hoje

Nesta Semana do Meio Ambiente, a Rede Hoje destaca uma organização não governamental que é fundamental numa região de intensa agricutura, pecuária e exploração mineral da terra: a CerVivo. Associação Cerrado Vivo para Conservação da Biodiversidade possui como objetivo social o apoio ao desenvolvimento sustentável e à conservação do meio ambiente por meio da defesa, preservação e conservação do meio ambiente e seus recursos naturais, incentivo ao consumo responsável e à redução da poluição e por meio do desenvolvimento de capacidade técnica ou institucional de atores para colaborar com o desenvolvimento sustentável.

A CerVivo vem desenvolvendo em parceria com Secretária de Municipal de Educação de Patrocínio-MG e Superintendência Regional de Ensino o projeto de Educação Ambiental do Programa Pato-mergulhão Alto Paranaíba. O projeto é direcionado às crianças do quarto ano escolar, para que dessa forma o aprendizado se torne habito e seja passado para às demais gerações. Em março de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria 79 que reconhece o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) como símbolo das águas brasileiras. A portaria foi assinada pelo então ministro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho. O pato-mergulhão necessita de águas muito limpas para viver, servindo como um indicador biológico da qualidade das águas.

Em 2018 só existiam 250 indivíduos do espécime no Brasil, sendo que a maioria se encontra nas unidades de conservação federais: Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) (geridos pelo ICMBio). Há populações também na Serra do Salitre (MG), na região do Jalapão (TO) e alguns, em cativeiro, no Zooparque de Itatiba. São 21 patos que estão no contexto do Programa de Manejo Populacional Integrado.

Educação

Hábitos são ações ou comportamentos que se tornaram automáticos. Conscientes ou inconscientes, são criados a partir da repetição de uma ação ou comportamento. Preservar o meio ambiente, usufruir de tudo que a Natureza nos oferece de forma sustentável deveriam ser hábitos, feitos de forma natural e automática, isso deve ser ensinado desde a terra idade.

O primeiro módulo do projeto da CerVivo este ano foi desenvolvido nos meses de abril e maio à partir de visitas a cada escola e turma participante, com o Tema: Seja a mudança que você quer ver no mundo (tema do Dia Mundial da Água 2023). Nesse módulo, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, através de vídeos e atividades lúdicas, sobre a relação entre o pato- mergulhão, seu habitat e o ser humano. Sobretudo sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.



                                                                                                                                        O programa que a CerVivo implementa neste perído. 
Crédito: divuklgação CerVivo

Passeio Guiado na Matinha

Começando esta semana e entre os dias 05 e 17 de junho, a Cervivo vai desenvolver o segundo Modulo do Projeto o “Bora pro Parque!” Um passeio guiado pelo Parque da Matinha. Com o tema: “Espécies ameaçadas; vamos preserva-las?”. Esperamos receber aproximadamente 600 visitantes durante o evento. 

Nesse módulo o aluno terá a oportunidade de visitar o Parque da Matinha, e conhecer um pouco mais sobre espécies da flora e fauna do Cerrado, em especial as ameaçadas de extinção, e aprender se divertindo a importância de preservar estas especies.

Nessa etapa temos a oportunidade de aproximar a criança e a natureza, estimulando um olhar diferente para o ambiente. Contribuindo para a formação de pessoas conscientes, associando conhecimento, hábitos e valores.

Com informações da CerVivo


Todas as notícias