A reservação atual é de 2.500 metros cúbicos, passará a ser em torno de dos 919 mil metros cúbicos, informa nota do Daepa



A barragem antiga será substituída Fotos: PM MG

Da redação da Rede Hoje

O Daepa — Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio — vai fazer nova barragem de captação de água no Córrego Feio para otimizar o abastecimento público de água em Patrocínio. Segundo Ronaldo Correa de Lima, superintendente do Daepa, a autarquia contratou uma empresa especializada para a elaboração do projeto executivo da nova barragem do Córrego Feio.

Depois de concluída, a nova barragem terá capacidade de abastecer 500 mil pessoas, é o que prevê o superintendente.

De acordo com estas informações, a reservação de água atual é de 2.500 metros cúbicos, passará a ser em torno de dos 919 mil metros cúbicos; ou seja, a capacidade de reserva atualmente é de 2 milhões de litros. Ronaldo Correa de Lima, superintendente do Daepa disse à Rede Hoje, que essa capacidade passará a 1 bilhão de litros. Este estudo foi feito para atender até 500 mil pessoas, hoje Patrocínio tem em torno de 100 mil.

Para proporcionar este abastecimento de água do município, a equipe técnica envolvida no projeto executivo da nova barragem do Córrego Feio, "está trabalhando para entregar em tempo hábil”, embora não tenha determinado o tempo que levará para a elaboração e depois obras. Segundo Ronaldo Correa, o conjunto de coisas leva tempo: projeto,licenciamento ambiental, desapropriações e a própria execução da obras. Mas, o superintendente crê que em pouco mais de um ano, ela estará pronta.




O superintendente do Daepa Ronaldo Correia e Fernando Farias, dono da empresa que está fazendo os levantamentos de campos, concluindo a sondagem do solo. Foto: Divulgação Daepa.

Explicação

Uma nota do Daepa explica que “barragens são as estruturas físicas que represam um curso de água, diferente dos reservatórios (que são o acúmulo de água resultante da construção dessas barragens pelo ser humano)”, e que as barragens oferecem diversos benefícios, uma vez que este dispositivo garante o acúmulo de água (reservatório), suficiente para garantir o abastecimento de água em todas as épocas do ano”.

A história

A Barragem do Córrego Feio foi construída em 1969, quando o prefeito era o senhor João Queiroz. Em 1988, foi ampliada, o diretor do Daepa era Marinho e o prefeito da época Silas Brasileiro. Depois disso nada foi feito em termos de aumentar a capacidade de captação.



Todas as notícias