Agora a Câmara tem 60 dias para definir a data do uso do espaço “e caso o cidadão desvirtue o assunto, eu como presidente tenho autonomia para cassar sua palavra” , comentou Leandro Caixeta
Leandro Caixeta durante entrevista à Rede Hoje nesta segunda – Foto: reprodução Rede Hoje TV
Da redação da Rede Hoje
Reviravolta no Legislativo Municipal. Depois de toda a polêmica gerada pela portaria 101 de 31 outubro de 2023 da Mesa Diretora que determinava a suspensão do uso do Grande Expediente por cidadãos comuns (não eleitos), durante a reunião ordinária desta terça, 07/11, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Caixeta, anunciou que a própria Mesa Diretora decidiu pela revogação da portaria. A medida seria aplicada até o dia 01.10.2024. Leandro Caixeta disse durante a reunião desta terça, que o Grande Expediente continuará sendo usado para debates de assuntos do interesse da população.
Nesta segunda, 06/11, durante entrevista a Rede Hoje TV, o presidente da Câmara dizia que o Grande Expediente estava sendo usado muitas vezes para atacar os próprios vereadores. “Fomos chamados de bananas, de capachos do prefeito; foi dito que nenhum dos vereadores representava a população. Teve o uso dessas expressões de cidadãos que usaram o Grande Expediente para ataque aos parlamentares. Nós fomos eleitos pela população que depositou seus votos de confiança em nós, então nós falamos pela população”, ponderou.
De acordo com o presidente, a decisão foi tomada por isso e que não era a primeira vez. “Já aconteceu em outras gestões. A gestão do presidente Leandro Caixeta não é a primeira que baixa portaria suspendendo o uso do grande expediente. Então é comum que isso aconteça dentro do Legislativo, só que a política começou muito cedo e a gente (Mesa Diretora) não pode deixar que a Câmara vire palaque politiqueiro, é o que está acontecendo”, explicava o presidente.
O presidente justificou ainda que “a Câmara estará aberta normal, a plenária estará aberta normal, para a presença de pessoas para acompanhar o trabalho de seus parlamentares normalmente”, dizia
Revogada
Hoje, porém, a Mesa Diretora revogou a portaria 101 de 31 de outubro de 2023 e agora tem 60 dias para definir a data do uso do espaço “e caso o cidadão desvirtue o assunto, eu como presidente tenho autonomia para cassar sua palavra.” prometeu Leandro Caixeta.