Resultados indicam que a doença causada pelo novo coronavírus provavelmente será erradicada e o processo parece ser mais viável do que foi com a pólio.


Da Redação da Rede Hoje


Reportagem publicada pela revista Galileu nesta quarta, diz que com base em diversas variáveis relacionadas a epidemias, cientistas da Nova Zelândia compararam a Covid-19, a varíola e a poliomielite quanto a suas probabilidades de erradicação global e descobriram uma luz no fim do túnel: os resultados indicam que a doença causada pelo novo coronavírus provavelmente será erradicada e o processo parece ser mais viável do que foi com a pólio.

Nova vacina contra mutação do vírus da polio demonstra ser segura e eficaz

Vacina da Janssen tem resposta "robusta" contra variantes em estudo. Publicado nesta segunda-feira (9) no periódico BMJ Global Health, o estudo avaliou as três infecções a partir de fatores técnicos, sociopolíticos e econômicos que influenciam no objetivo de erradicação. Dentre eles, estavam imunidade ao longo da vida, impacto das medidas de saúde pública, gestão governamental comprometida com mensagens de controle de infecções e a disponibilidade de uma vacina segura e eficaz.

Se a Covid-19 mostrou vantagens em relação à pólio, a varíola foi a que obteve nota mais alta entre as três quanto à probabilidade de erradicação. Com dois dos três sorotipos de pólio erradicados e a varíola completamente eliminada desde 1980, os especialistas levaram em conta o contexto de cada surto para legitimar a comparação.

Leia mais acessando o site da Galileu. Clique aqui.

Todas as notícias