O objetivo da reciclagem é promover a capacitação e relembrar os riscos inerentes à atividade de mergulho.
Fotos: divulgação CBMMG|Patrocínio
Treinamento na represa: dificuldades com águas turvas e muitos galhos
Da Redação da Rede Hoje
O Corpo de Bombeiros realizou esta semana, a partir de segunda-feira, 20/11, até esta sexta-feira, 24/11, a reciclagem de mergulho autônomo aos mergulhadores do 5 Pelotão de Bombeiros de Patrocínio.
O objetivo da reciclagem é promover a capacitação e relembrar os riscos inerentes à atividade de mergulho. Na região as represas e rios dificultam os mergulhos devido a falta de visibilidade, presença de galhadas e outras adversidades.
Os mergulhadores passaram por atividades previstas na reciclagem: pane de equipamento, apneia estática e dinâmica, tipos de buscas, reflutuação de objetos, segurança e planejamento de mergulho, navegação por instrumentos. Eles recebem também aulas teóricas sobre legislação, doenças descompressivas, fisiologia, física do mergulho, acidentes de mergulho, entre outros.
A primeira parte das atividades práticas ocorreram no Catiguá Tênis Clube, em Patrocínio, e a segunda parte aconteceu nesta sexta-feira, o encerramento prático, na represa de Nova Ponte, onde foram executadas mais atividades realizadas durante a semana e o mergulho em profundidade.
O treinamento começou na piscina do Catiguá Tênis Clube...
Nesta sexta-feira, segundo o comando do 5o Pelotão de Bombeiros de Patrocínio, foi finalizada a reciclagem dos mergulhadores e executadas na represa, atividades de: apneia, planejamento de mergulho e mergulho profundo conforme tabela de mergulho.
...e foi concluido na represa de Nova Ponte
Dois militares da Cia de Unaí apoiaram a reciclagem -- sub tenente Martins e soldado Ítalo. Trabalharam como instrutores: sub tenente Martins, os sargentos Paulismar e Sobrinho, e soldado Ítalo. Os militares reciclados: sargento Matheus; cabos Anderson, Thiago, Marco e Adenizio; e soldado Túlio.