Capitão do ‘Vizinhança Basquete’ , Enzo Dias Costa, numero 11 do time, levantou o troféu de Campeão de 2023


O time campeão sub-14 2023, do Distrito Federal
– Foto: Instagram

Da Redação da Rede Hoje

O patrocinense Enzo Dias Costa, como capitão do time sub-14 do Clube Vizinhança Basquete, levantou o troféu de Campeão de Basquete do Distrito Federal neste domingo, 26/11. A equipe que chegou invicta no campeonato disputou título contra equipe do Cerrado Basquete. O time é o mesmo que revelou o maior craque do basquete nacional de todos os temos: Oscar Schmidt.



Capitão da equipe, Enzo marcou pontos no jogo


O jogo foi tranquilo, o Vizinhança construiu a vitória com personalidade até chegar aos 40 pontos de vantagem. Vitória por 83 a 43. Foi um passeio. Os garotos do Vizinhança jogaram muito, com rapidêz especialmente no contra-ataque. O time de Enzo, durante a fase classificatória, teve média de 97,8 pontos feitos e apenas 38,2 pontos tomados por partida. O campeonato é organizado pela Federação de Basquete do Distrito Federal e pelo Instituto Base. O time é muito bem treinado por Márcio Humberto e Cristian. 

A família estava presente, como sempre -- na conquista do título candango. Enzo é filho de Alexandre Luiz Costa (diretor de comunicação do Conselho Nacional de Café – CNC) e Lorena Dias Costa, estudante de Biomedicina. Tem um único irmão, Luiz Felipe Dias Costa, 18 anos, estudante de jornalismo na Estácio do DF e músico (fã dos Beatles).




A história do Clube

Ao idealizar o projeto da nova capital, o arquiteto urbanista Lúcio Costa pensou na criação de unidades de vizinhança, a cada quatro quadras das asas sul e norte, com o objetivo de formar áreas residenciais autossuficientes, em que houvesse escolas, comércio, áreas institucionais, lazer, cultura, educação e igreja. Nesse contexto, foi criado o Clube Social de Unidade Vizinhança.

Inaugurado em 11 de abril de 1961, 10 dias antes de Brasília completar um ano, o Clube Unidade de Vizinhança nº 1 começou com 207 sócios. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza social, desportiva e recreativa, regida por estatuto e o projeto inicial previa que o espaço tivesse uma biblioteca, piscina para adultos e para crianças, além de campo de futebol e quadras esportivas.

Logo nos primeiros anos, tornou-se ponto de referência no Plano Piloto, não só pelos bailes, mas principalmente pelo esporte. Passaram pelas quadras do Vizinhança atletas do porte de Oscar Schmidt, Pipoca, Arthur, Amoroso, Altamiro Cruz - Didi (campeão brasileirão 15 vezes e panamericano 14 vezes) e Karla, entre outros, o que tornou o Clube um grande celeiro de campeões. Atualmente o Vizinhança conta com áreas desportivas e recreativas e é uma reconhecido no basquete nacional.

Referências


 Oscar Schmidt, formado no Vizinhança. Foto: divulgação

A melhor referência que Enzo e os demais garotos no ‘Clube Vizinhança Basquete’ podem tirar é que o maior jogador de basquete na história do Brasil, Oscar Schmidt, foi formado no clube.

Dia 16 de fevereiro deste ano, aniversario de Oscar, o clube postou:
"Hoje é aniversario de @oscarschmidt14, um dos maiores atletas da historia do basquetebol mundial! Ele começou a sua formação no Clube Vizinhança, eternizou a sua camisa 14 e fez historia na Seleção Brasileira e em todos os clubes que jogou! Temos muito orgulho de tudo isso. Parabéns, Oscar! Seu legado é de suma importância para continuidade do nosso basquetebol. Você é o maior exemplo para todos desse esporte fantástico! Que seu dia seja maravilhoso ao lado de sua família, e que sua historia continue a contagiar muitos que desejam se tornar grandes jogadores, como voce".

Gui Santos é outra referencia para a garotada do Vizinhança, começou a jogar por times juniores locais como o UniCeub e o Clube Vizinhança 

Outra referência para a nova geração é Gui Santos. O brasileiro, de apenas 20 anos, foi escolhido pela equipe do Golden State Warriors, atuais campeões da NBA, e poderá se tornar o 19° brasileiro a atuar na maior liga de basquete do mundo se disputar uma partida oficial pela franquia californiana. Caso isso aconteça, o jogador seria apenas o segundo atleta nascido no Distrito Federal a entrar em quadra na liga norte-americana, repetindo o feito de Pipoka, que atuou por uma partida com a camisa dos Dallas Mavericks em 1991. Um dia após o seu aniversário, o presente atrasado se prova um dos mais emocionantes de sua vida com a realização de um sonho para o jovem jogador.

Gui começou a jogar por times juniores locais como o UniCeub e o Clube Vizinhança, seguindo assim os passos de Oscar Schmidt, ícone do basquete brasiliense que também chegou a ser escolhido para a NBA, mas que nunca chegou a atuar pela liga. (Informações da Agência DF).

Comemoração

O capitão Enzo recebe o troféu de campeão.

O clube ‘Vizinhança Basquete’, de Enzo, postou nas redes digitais: “Vizinhança se consagra campeão da Liga Mirim 2023. Hoje nossos atletas fizeram uma bela final contra a equipe da Lance Livre.
Nós temos muito orgulho de sermos campeões da Liga Mirim, pois a Liga proporciona a evolução e crescimento dos meninos no basquete. Estamos felizes por mais um ano com uma bela campanha e grandes vitórias. Nosso maior orgulho é ver o desenvolvimento dos nossos meninos.
Tivemos uma segunda equipe na Liga Mirim, com os meninos mais novos do clube, que conquistou a medalha de prata na taça prata contra a equipe do Colégio Marista. Ficamos muito felizes com o desempenho dos meninos e com a evolução deles durante o ano. O jogo foi emocionante do início ao fim e parabenizamos o nosso adversário que jogou um basquete de muita qualidade.

Vamos continuar trabalhando e colhendo bons frutos com nossos meninos lá na frente.

Não podemos deixar de agradecer à nossa comissão técnica que fez um belo trabalho atlético e educativo e agradecer especialmente aos pais, pelo apoio dado todos os momentos.

Que venha 2024! Parabéns por mais um título!", conclui a mensagem do clube.


Todas as notícias