Contrariando o projeto de lei original do prefeito, o Legislativo Municipal passou a proposta de reajuste de 4,5% para 9%.




Prefeito Deiró Marra e o presidente da Câmara, Leandro Caixeta Foto: Alex Guimarães |CMP


Da redação da Rede Hoje

Na última reunião da Câmara Municipal de Patrocínio, terça-feira, 12/12, os vereadores aprovaram um reajuste salarial para os servidores públicos de 9%, contrariando o projeto de lei original enviado para o Legislativo Municipal pelo prefeito Deiró Marra, que continha a proposta de reajuste de 4,5%. O reajuste aprovado na Câmara é o dobro do previsto. Resultado: veto do prefeito. A decisão gera um desgaste na última quinzena do ano.

De acordo com Deiró Marra, foram feitos aprofundados estudos e respeitadas as possibilidades orçamentárias da Prefeitura. A informação foi dada nesta quarta-feira, 14/12, durante entrevista coletiva do prefeito junto com o secretário de Obras Públicas, Wellington Fernandes (Mamá), e o secretário de Planejamento e Recursos Humanos, José Maurício.

Porque do Veto



Entrevista coletiva do prefeito junto com o secretário de Obras Públicas, Wellington Fernandes (Mamá), e o secretário de Planejamento e Recursos Humanos, José Maurício. Foto: Gilber Barros|PMP

O reajuste que está previsto em 4,5% virou o dobro, 9% e contraria o projeto de lei original enviado para o legislativo municipal, pelo prefeito Deiró Marra que continha a proposta de reajuste. O prefeito falou sobre a impossibilidade do reajuste por questões de “responsabilidade fiscal, consciente da condição orçamentária do município para o próximo ano”, disse.

Segundo Deiró Marra, foi enviado para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que continha a proposta de reajuste salarial para os servidores públicos depois de aprofundados estudos, respeitando as possibilidades orçamentárias da Prefeitura.

O prefeito disse também que o veto será enviado à Câmara, aguardando que haja prazo legal para que o mesmo seja apreciado e votado, sem precisar demandar ação judicial, para que o reajuste de 4,5% seja aplicado já no início do ano.

Durante a entrevista o Deiró Marra destacou ainda que a partir do próximo ano, haverá um aumento do vale-alimentação mensal de R$ 183,00 para R$ 400,00. Segundo ele, o objetivo é “beneficiar principalmente os servidores com menores salários, além de enumerar as ações de compromisso com os servidores, que recebem rigorosamente em dia, possuem 13º em duas parcelas, vale-alimentação, repasses ao IPSEM e INSS, etc”, explicou.

O aumento salarial dos servidores, uma prestação de contas das realizações de Governo em 2023 e propostas de trabalho para 2024, estiveram na pauta da entrevista concedida à imprensa.

Obras

Na mesma entrevista, o prefeito e o secretário de Obras fizeram um balanço das ações realizadas neste ano, com destaque para as áreas da saúde, infraestrutura e educação. E anunciaram para 2024 a urbanização do Parque da Matinha, a reforma da Praça Santa Luzia e a construção da Avenida dos Lagos, atualmente nominada como Avenida Jorge Elias, próxima ao bairro Martim Galego.


Todas as notícias