A eleição da nova diretoria e a posse do conselho do Codema foi realizada nesta terça-feira (19), no Auditório Geraldo Campos.
Os novos membros do Codema para os próximos dois anos - Foto: ascom | PMP
Da redação da Rede Hoje
A eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) e a posse do conselho foi realizada nesta terça-feira (19), no Auditório Geraldo Campos. São 40 conselheiros, titulares e suplentes que assinaram o termo de posse.
Dentre os membros do conselho, há representantes do poder público e da sociedade civil. A gestão será de dezembro de 2023 a dezembro de 2025.
Importância
O objetivo do Codema é contribuir efetivamente para a viabilização do meio ambiente ecologicamente equilibrado, oferecendo e promovendo a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade. Ao reunir diversas vertentes de pensamento, o conselho possibilita que as questões de gestão do meio ambiente sejam tratadas democraticamente, segundo o interesse da coletividade, em favor da preservação e do uso sustentável dos recursos disponíveis na natureza.
O Codema realiza reuniões ordinárias mensais que são abertas à comunidade, que pode interagir com o conselho, opinar e conhecer melhor os problemas e soluções ambientais do município.
O Cerrado
Cerrado | Nhontin. Foto: João Marcos Rosa
O Codema tem muito o que fazer. No município de Patrocínio, predomina o Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre em 12 estados e neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
O Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios e répteis: 28% e 17%, respectivamente. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.
Antônio Geraldo
Há anos participando do Codema, o atual secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira, é reconhecido pela defesa do meio ambiente. O prefeito Deiró Marra parabenizou o secretário por este tempo em que dedicado ao meio ambiente e ao Codema.
Deiró Marra também parabenizou pediu aos conselheiros para que analisem cada caso de forma profunda, ressaltando a importância do cuidado com o meio ambiente para o Município, e desejou boas-vindas a todos.
Para orientar os novos membros do que devem fazer, secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira fez uma palestra abordando o tema “Codema: As competências do conselho e o papel dos conselheiros”.
Nova direção
Em seguida, Antônio Geraldo de Oliveira pediu para os presentes apresentarem chapas para candidatar a diretoria 2023/2025 do Conselho. Apenas Fabiano Ribeiro se manifestou e apresentou sua chapa, sendo ele (Fabiano) como presidente, Antônio Geraldo, diretor de áreas verdes; João de Melo, diretor de controle antipoluição; João Figueiredo, secretário; Érica Ferreira, educação ambiental; e Francielle Sousa, tesoureira. A chapa foi eleita por unanimidade.