Contaminado em uma festa em Patrocínio, Vagner Martins Orlandeli “Carotim”, de 37 anos, foi entubado pelo Samu, mas não resistiu e faleceu no hospital; material foi recolhido pela perícia e enviado para Funed (BH).
Equipe em confraternização após o treinamento, Wagner (em primeiro plano na foto) inelizmente faleceu – Foto: Portilio Online
Da Redação da Rede Hoje
Na manhã deste sábado (13), ocorreu um incidente em Patrocínio (MG) envolvendo a suspeita de intoxicação alimentar, resultando na morte de um homem e na hospitalização de outras pessoas. As vítimas participaram de uma festa na noite anterior e começaram a sentir mal-estar durante a madrugada. As causas do incidente estão sendo investigadas pela Polícia Militar.
Vagner Martins Orlandeli, “Carotim, ”de 37 anos, foi entubado pelo Samu, mas infelizmente não resistiu e faleceu no hospital.
A festa aconteceu no bairro Serra Negra em Patrocínio, durante a confraternização de uma empresa. A Unidade de Salvamento dos Bombeiros e o Samu foram acionados para prestar socorro às vítimas, sendo uma delas em estado mais grave. A Polícia Militar, sob o comando do sargento Éder, esteve no local e na Santa Casa para investigar o incidente, registrando ocorrência.
Os detalhes
Uma empresa do ramo agrícola na cidade promoveu um treinamento, logo após confraternização na chácara, onde foi servido churrasco e bebidas. Seis participantes apresentaram sintomas de mal-estar. Vagner “Carotim” foi encontrado caído no banheiro da chácara, com uma crise convulsiva. Foi socorrido pelos Bombeiros, Samu e pelo Pronto Socorro, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde.
A polícia trabalha com a hipótese de intoxicação alimentar, porém, a confirmação da causa específica só depois de exames pela perícia que já realizados no local do evento, inclusive com a coleta de amostras da comida e bebida servidas. Só assim será determinada a provável causa da intoxicação.
Luís Eduardo Salomão, secretário Municipal de Saúde de Patrocínio, acompanhou os trabalhos da Vigilância Sanitária, prestou assistência às famílias das vítimas e acionou a Fundação Ezequiel Dias - Funed - em Belo Horizonte, para análise laboratoriais. Outros orgãos do Estado de Minas também foram acionados.
As pessoas que passaram mal, foram atendidas no Pronto Socorro e estão internadas na Santa Casa, sendo que duas delas encontram-se em estado grave.
1997, 300 pessoas internadas
Este evento remete a um incidente semelhante ocorrido há quase 27 anos, em 1997, quando cerca de 300 pessoas foram hospitalizadas por intoxicação alimentar em Patrocínio, durante um almoço oferecido pela prefeitura em comemoração ao Dia do Trabalho, a cerca de 1200 pessoas.
O almoço foi oferecido para os funcionários da prefeitura, seus parentes e alguns convidados, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a época, deputado Romeu Queiroz, que foi internado na Santa Casa. Segundo o secretário da Saúde de Patrocínio da época, Lucas Siqueira – que é médico - não foi constatado nenhum caso de intoxicação grave e naquele evento não houve morte.
As causas da intoxicação naquele incidente só foram conhecidas após exames (também pela Fundação Ezequiel Dias - Funed - em Belo Horizonte), nos alimentos e bebidas. Na época foi constatada contaminação na galinhada durante a manipulação.