A direita patrocinense se movimenta em busca de lugares na Câmara Municipal e de se manter na prefeitura; na esquerda o movimento ainda é tímido




Da Redação da Rede Hoje

As eleições de 2024 elegerão prefeitos e vereadores em 5.568 municípios por todo o Brasil. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. A direita patrocinense se movimenta em busca de lugares na Câmara Municipal e de se manter na prefeitura. A eleição de 2024 promete fortes emoções. A esquerda, pelo menos em movimentações mais claras, ainda é tímida. A movimentação se restringe aos bastidores.

A mais recente mexida no tabuleiro da direita vem do Republicanos. O partido foi buscar a jovem publicitária, ex-presidente da CDL e talentosa negociadora Isabela Rezende Cunha, que foi nomeada como a nova presidente da comissão provisória do partido em Patrocínio, conforme publicado no site oficial do TRE-MG.

A reestruturação do partido, que está ligada à deputada federal Greyce Elias e visa as eleições de 2024, que com certeza, fortalece a posição da atual proprietária do jornal Gazeta de Patrocínio, que deve buscar um assento na Câmara Municipal.

A deputada federal Greyce Elias vem buscando para o grupo político que lidera, nomes como o vice-prefeito Humberto Bebé e do vereador Tiago Malagoli, que estão nesta linha de frente da sucessão municipal. Mas também no grupo de Greyce, outros nomes são os do vereador Panxita e sua cunhada vereadora Chiquita, o vereador Prof Alexandre, o vereador Odirlei, ex-vereador Alcides Dornelas.

Opções

Greyce de Queiroz Elias (Avante) é empreendedora, produtora rural, advogada e política. Foi candidata a vereadora e eleita deputada federal. Informações de fontes próximas a ela dão conta de que, Greyce, ainda avalia a conveniência de ser ou não candidata a prefeita. Há variantes que a deputada provavelmente vai estudar.

Uma delas é deixar órfãos seus eleitores nas várias cidades onde foi votada. Neste caso, teria que indicar um substituto que convencesse, principalmente os prefeitos, da decisão de abandonar a Câmara dos Deputados e dedicar-se ao município de Patrocínio.

De acordo com informações divulgadas pelo Mais Um Online, do jornalista José Eloi Neto, e empresário Geraldo Marra foi convidado para ser o vice-prefeito na chapa liderada pela deputada Greyce Elias. “Ele está ponderando se ingressar na política neste momento seria ou não uma decisão vantajosa”, informa o site.

Gustavo Brasileiro

Também é praticamente certa a decisão do ex-vice prefeito Gustavo Brasileiro (Novo) de se candidatar a prefeito nas próximas eleições. Em setembro do ano passado, o site Dia News informou que o advogado Gustavo Brasileiro, 1º Suplente de deputado estadual pelo partido Novo, teria o sinal verde do partido e também o apoio irrestrito e incondicional do governador Romeu Zema para ser pré-candidato a prefeito de Patrocínio nas Eleições 2024.

Há rumores de que o advogado está determinado a concorrer novamente à prefeitura e enfrentar o candidato de seu ex-companheiro, prefeito Deiró Marra, com quem rompeu quando era o vice-prefeito no primeiro mandato de Deiró. Tanto que Brasileiro já realiza vários movimentos no sentido de fortalecimento de seu nome.

Brasileiro foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2018 pelo Patriota, recendo 15.015 votos em Patrocínio e 28.997 no estado. Nas eleições 2020, foi o principal concorrente de Deiró Marra a prefeito pelo PSD e conquistou 17.442 votos; e nas eleições de 2022, foi outra vez cantado a deputado estadual, agora pelo Novo, com 8.467 votos em Patrocínio e 24.177 em Minas. É um candidato forte.

Deiró: Mamazão

Pelo lado da situação, Deiró Marra ainda não se pronunciou oficialmente. O nome mais contato para ser o candidato do grupo do prefeito Deiró Marra, é Wellington Rodrigo Fernandes (Mamazão). Nas últimas eleições foi eleito, pelo PDT, vereador com com 2.373 votos. Mamazão não chegou a trabalhar na Câmara e foi logo guindado ao cargo de secretário de Obras de Patrocínio.

Há um porém. Se for eleito apoiado pelo prefeito atual, terá que seguir as pautas de Deiró. Pelo menos foi isso que ficou claro em entrevistas à imprensa concedidas por Deiró em julho e agosto do ano passado.

Em uma delas, no dia 24 de agosto, Deiró disse: "tem obras que vocês vão ficar com a orelha em pé de conhecer. Vou anunciar uma que, com certeza, não serei eu que vou fazer. Vou ligar avenida que sai de frente do Hospital do Câncer e vai sair lá na MG 462 (Patrocínio-Perdizes), ao lado daquela cerâmica. Quem estiver na cadeira (de prefeito), se eu não fizer nada errado (de estratégia) a caneta vai continuar sendo minha” garantiu o prefeito Deiró Marra.

Silas Brasileiro

Há ainda quem garanta que Deiró Marra tenta convencer Silas Brasileiro, para que o ex-prefeito, ex-deputado federal, ex-secretário de Agricultura de Minas e atual presidente do CNC (Conselho Nacional do Café) seja candidato, mas esta informação não é confirmada por nenhum dos lados.

Os atores políticos ou ligados à política partidária, neste ano de eleições, movimentam os bastidores políticos de Patrocínio com atividades e acordos para chegarem fortalecidos à campanha municipal de outubro.

Esquerda

Sobre a vertente progressista da cidade, a Rede Hoje está buscando informações. O que se sabe, por enquanto, é que na esquerda o movimento paras as eleições de 2024 ainda é tímido. No PT, partido mais estruturado na cidade, o presidente João Batista (João Corredor) diz que é pré-candidato do partido, “mas também estamos abertos compor uma chapa com outros partidos”, diz.


Reportagem baseada em matérias publicadas na Rede Hoje, Mais Um Online, Módulo FM, Dia News e Gazeta de Patrocínio

Todas as notícias