Rede Hoje

Enquanto vemos outras cidades voltarem seus desfiles de carnaval, ou simplesmente fazer sua festa de rua — que é melhor, mais popular, com participação de todos — em Patrocínio não se vê movimentação para a comemoração do Reinado de Momo.

As três escolas de samba, Brasil Mulato, Senzala de Ouro e União Operário, que fazia a festa na Avenida Rui Barbosa, sem nenhum incentivo do Governo Municipal, não conseguiram se manter. Ou seja, sem incentivo não se constrói.

Se há dinheiro para a “Fenacafé”, por exemplo, onde alguns lucram e o povo assiste. Por que não promover, também com vigor, uma festa popular, como o carnaval, em que muitos lucram e o povo participa ativamente? Isso fomenta, não só o setor cultural da cidade (como as escolas de samba, os músicos, costureiras, etc), mas a indústria do turismo: movimentando hotéis, bares, restaurantes, postos de gasolina, enfim, uma gama de serviços.

Com a palavra o Governo Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que faz um movimento que é a promoção do “Concurso de Marchinhas” para músicos locais. Mas isso é muito pouco. Verba tem para atividades culturais.

Nas redes sociais, as pessoas lembram que “houve uma época, que Catiguá, PTC, União Operário, Senzala de Ouro e Brasil Mulato se uniram realizando a maior festa de momo no centro da cidade”. Lembram ainda que “a bateria da escola de Samba do Clube União Operário, foi a premiada como a melhor da cidade”.

A Prefeitura sempre apoiou as festas populares na cidade, mas, nos últimos 10 anos, pouco ou nada se vê neste sentido. Neste reportagem de Memória da Rede Hoje, dá pra ver como eram os carnavais na década de 1980. Nela, mostramos o carnaval de 1987 na Avenida Rui Barbosa em Patrocínio. O "esquenta' era em frente à loja Dimel. A banda de Dickson Melo tocava entre as passagens das escolas de samba: União Operário, Brasil Mulato, Senzala de Ouro, Ninho da Águia e o povo náo arredava pé. Muitas das pessoas que aparecem na reportagem, não estão mais vivas, por isso é bom lembrar também. O registro em vídeo foi retirado do canal de Fausto Melo no Youtube, veja abaixo.

Também é tímido o Reinado de Momo nos salões. Antes, PTC, União Operário e Catiguá Tenis Clube — sem contar outros eventos — movimentavam a cidade nesta época do ano. Agora, passamos o bastão para cidades menores, como Nova Ponte.

O carnaval de Nova Ponte já é reconhecido como um dos melhores e mais renomados de Minas Gerais. A festa, que atrai anualmente milhares de foliões para o Balneário Social, destaca-se pela sua estrutura, capaz de acomodar uma multidão que se diverte com as atrações do lago e os shows de grandes artistas.


Este ano, o evento contará com três dias de celebração. No sábado (10/02), os DJs Fabiano Humberto, Vovô James e Hoffman, juntamente com as bandas New Bridge e Kamisa 10, animarão a cidade. No domingo, a partir das 12h30, um Trio Elétrico com o DJ Hoffman partirá da Praça do Cristo, seguido pelas apresentações do DJ Fabiano Humberto, Banda Merluza, Cleber e Cauan, e Banda Frenezzi durante a noite. Já na segunda-feira (12/02), o DJ Fabiano Humberto, Fábio Dallaz, Us Agroboy, Paquá e DJ Fabiano Humberto tomarão conta do palco do Balneário Social a partir das 19 horas, com entrada gratuita para o público.


Todas as notícias