Seleção joga às 22h e precisa de um empate para avançar às quartas de final, evitando o confronto com o Uruguai

Da Agência Brasil

A seleção brasileira de futebol entra em campo na noite desta terça-feira (2), às 22h (horário de Brasília), para enfrentar a Colômbia, em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa América, nos Estados Unidos. Um empate no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, é suficiente para garantir a classificação do Brasil. No entanto, uma vitória colocará a seleção na liderança do Grupo D, o que resultaria em um confronto contra o Panamá, segundo colocado do Grupo C, nas quartas, evitando o Uruguai, líder do Grupo C.

A equipe brasileira, comandada pelo técnico Dorival Júnior, chega embalada após uma convincente vitória de 4 a 1 sobre o Paraguai na última sexta-feira (28). No entanto, a Colômbia, adversária desta noite, é um time forte e invicto há 25 jogos. A Colômbia lidera o Grupo D com seis pontos, conquistados em vitórias sobre o Paraguai (2 a 1) e Costa Rica (3 a 0). O Brasil, com quatro pontos, vem de um empate sem gols contra a Costa Rica e uma goleada sobre o Paraguai.

O confronto desta noite pode ter um sabor de revanche para os brasileiros, que perderam para a Colômbia por 2 a 1 nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, em novembro do ano passado, sob o comando do então técnico interino Fernando Diniz.

Ciente do desafio, Dorival Júnior manteve o suspense sobre a escalação da equipe, mas não descartou mudanças no time titular. "Tem alterações dentro da necessidade da partida. Nós estamos estudando bastante a equipe colombiana, aliás, uma excelente equipe, vem tendo uma regularidade muito boa e alcançando resultados muito interessantes", disse Dorival em coletiva de imprensa na segunda-feira (1º).

Quatro jogadores da seleção brasileira – Wendell, Éder Militão, Vinicius Júnior e Lucas Paquetá – estão pendurados com um cartão amarelo e, caso recebam outro nesta partida, ficarão fora das quartas de final. "Não serão levados em conta [os cartões], vamos entrar com a melhor formação possível para essa partida, independente da situação de cada um. Queremos fazer nosso melhor e conquistar o melhor resultado possível", afirmou o técnico.

Na última partida, Dorival escalou o seguinte time: Alisson; Danilo, Éder Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Vinicius Júnior, Savinho (Raphinha) e Rodrygo (Endrick).

A expectativa é alta para este confronto decisivo que promete fortes emoções e muito futebol no gramado californiano.


Todas as notícias