Ele tinha 80 anos, era veterinário e professor, morreu em Belo Horizonte, onde morava.

Um registro de vários acadêmicos de Patrocínio durante o lançamento do livro “Antologia dos Escritores Patrocinenses”, Ivan Silveira é o destacado . Foto: Rede Hoje

Luiz Antônio Costa | Rede Hoje

Morreu hoje, sexta-feira (29), em Belo Horizonte, o acadêmico da Academia Patrocinense de Letras, ocupante da cadeira número 6, Ivan Gomes da Silveira. O professor Ivan, como era conhecido, tinha 80 anos.

Apesar de residir na capital mineira, o professor Ivan Gomes da Silveira era muito ligado com Patrocínio. A última vez que o encontrei, foi num evento da Academia Patrocinense de Letras, quando foi lançado o livro “Antologia dos Escritores Patrocinenses”, na Escola Normal. No livro, há dois textos do professor Ivan: “Belo é ser diferente. Seja você mesmo” e “Pensamentos que acordam”, o texto complementando o outro.

Neste segundo texto, “Pensamentos que acordam”, Ivan Gomes da Silveira disse:

1. Belo é ser diferente. Seja você mesmo

2. As pessoas não lutam pela sua felicidade. Elas se contentam com a infelicidade do próximo.

3. Papai, chega de presentes; esteja presente!

4. A paz só se consegue com luta, a luta da vencer a nós mesmos.

5. A grande matemática do amor: dois se tornarem apenas um.

6. Servir sem ser servil

7. A festa é uma coisa em que todos falam e ninguém escuta.

8. Os reis passam, e os santos ficam…

9. Corro todos os dias atrás da vida

Corro todos os dias

Só-corro!



O livro de maior repercussão do professor Ivan Gomes da Silveira: "Escola do Despertar — Vencer a si mesmo"



O livro de maior repercussão do professor Ivan Gomes da Silveira foi "Escola do Despertar — Vencer a si mesmo", sobre educação, publicado em 2014. Neste livro há uma dedicatória ao Pe. Pio Haarman, que segundo o autor era seu "companheiro de luta e fé na minha vivência em Patrocínio - MG". O Frei Ederson Queiroz foi quem prefaciou este livro, e no seu texto diz que o livro de Ivan "revela a alma de um revolucionario, sonho de um sonhador, o ieário de um idealista, a convicção de um cristão", diz o Frei Éderson.


QUEM ERA. Ivan Gomes da Silveira era natural de Cássia, MG. Ele veio trabalhar em Patrocínio designado pelo Ministério da Agricultura, onde era veterinário. Foi professor de Educação Religiosa no Colégio Dom Lustosa na segunda mestada da década de 1970. O site Mais Um, tem uma outra informação, a de que o professor Ivan lecionou na Faculdade EPB. Era viúvo de dona Terezinha França da Silveira e cunhado do padre Ilário (Igreja N Sra de Fátima). Deixa 5 filhos.





O velório acontece neste sábado (30) no Parque da Colina - Capela 2, de 11h às 13h.

Todas as notícias