Com a vitória nas quartas de final, o Botafogo agora aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e Peñarol para conhecer seu adversário na próxima fase

Crédito: Botafogo

Botafogo garantiu vaga nas semifinais da Copa Libertadores ao vencer o São Paulo nos pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar

Da redação | Rede Hoje

O Botafogo garantiu vaga nas semifinais da Copa Libertadores ao vencer o São Paulo nos pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, nesta quarta-feira (25), no Morumbi. Thiago Almada abriu o placar para os cariocas no início da partida, enquanto Calleri empatou para os tricolores nos minutos finais. Nos pênaltis, o goleiro John brilhou ao defender a cobrança de Rodrigo Nestor, e Matheus Martins converteu a última cobrança, selando a classificação do Glorioso.

Com a vitória nas quartas de final, o Botafogo agora aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e Peñarol para conhecer seu adversário na próxima fase. Os uruguaios têm a vantagem de 1 a 0 conquistada no jogo de ida no Maracanã.

Botafogo domina o início

Apesar da festa tricolor antes do apito inicial, com mais de 60 mil torcedores no Morumbi, o Botafogo não se intimidou e dominou os primeiros 20 minutos de jogo. O time carioca aproveitou um erro de Luiz Gustavo na defesa do São Paulo para abrir o placar: Savarino lançou Igor Jesus, que cruzou para a área. O goleiro Rafael não conseguiu afastar bem, e Thiago Almada aproveitou para marcar o primeiro gol da partida.

Lucas perde pênalti

Vendo o time em desvantagem e sem conseguir impor seu jogo, o técnico Luis Zubeldía promoveu a entrada de Luciano ainda no primeiro tempo. O camisa 10 trouxe mais energia ao São Paulo, que começou a pressionar o Botafogo. Em um lance revisado pelo VAR, o árbitro assinalou pênalti após a bola tocar no braço do zagueiro Bastos. Lucas Moura, porém, desperdiçou a chance de empatar ao chutar no travessão.

No segundo tempo, o São Paulo voltou a campo pressionando o Botafogo, buscando a virada para evitar a eliminação em casa. O Tricolor "encurralou" os cariocas em seu campo defensivo, mas esbarrou em grandes defesas do goleiro John. Calleri ainda perdeu uma chance incrível, debaixo das traves, para empatar.

Calleri

Já nos minutos finais, quando o São Paulo parecia perder o fôlego, Calleri se redimiu do gol perdido e empatou a partida com um cabeceio certeiro. O gol incendiou os minutos finais, com confusões e expulsões, levando o jogo para a disputa de pênaltis.

Botafogo: pênaltis, John o herói

Nos pênaltis, Calleri, que havia sido herói no tempo normal, desperdiçou a primeira cobrança do São Paulo. O Botafogo chegou a ficar em vantagem, mas Vitinho perdeu, e a disputa seguiu para as alternadas. Foi então que John defendeu a cobrança de Rodrigo Nestor, e Matheus Martins converteu o último pênalti, garantindo o Botafogo nas semifinais.

Ficha técnica

São Paulo 1 (4) x (5) 1 Botafogo
Data: 25 de setembro de 2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)

São Paulo: Rafael; Rafinha (Igor Vinícius), Arboleda, Alan Franco e Welington (Michel Araújo); Luiz Gustavo e Bobadilla (Rodrigo Nestor); Wellington Rato (André Silva), Lucas Moura e William Gomes (Luciano); Calleri - Técnico: Luis Zubeldía.

Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza (Adryelson) e Alex Telles (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada; Savarino (Tchê Tchê), Luiz Henrique (Matheus Martins) e Igor Jesus - Técnico: Artur Jorge.

Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Gols: Thiago Almada (14 min 1ºT) e Calleri (40 min 2ºT)
Pênaltis convertidos: Luiz Gustavo, Lucas, Igor Vinícius, Luciano (São Paulo); Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Almada e Matheus Martins (Botafogo)
Pênaltis perdidos: Calleri e Nestor (São Paulo); Vitinho (Botafogo)
Cartões amarelos: Bobadilla, Igor Vinícius, Welington e Nestor (São Paulo); Alexander Barboza, Marçal e John (Botafogo)
Cartões vermelhos: Rafinha (São Paulo); Gatito Fernández (Botafogo)


Todas as notícias