A derrotado de 3 a 2, em confronto válido pela 36ª rodada, o Galo viu Erick marcar no último lance e garantir a vitória inédita dos gaúchos em Belo Horizonte

Crédito foto: Fernando Alves/Juventude

 O Juventude comemorou sua primeira vitória sobre o Atlético em Belo Horizonte, enquanto o Galo lamentava mais uma derrota no Brasileirão

Da redação da Rede Hoje

O Atlético segue sem vencer no Campeonato Brasileiro. Jogando no Independência com um time reserva, o Galo foi derrotado pelo Juventude por 3 a 2, em confronto válido pela 36ª rodada. A equipe mineira lutou para igualar o placar após sair perdendo por dois gols, mas viu Erick marcar no último lance e garantir a vitória inédita dos gaúchos em Belo Horizonte.

Com o revés, o Atlético permaneceu com 44 pontos na décima posição e corre o risco de perder até três colocações na rodada. O foco agora se volta para a final da Libertadores, no sábado (30), contra o Botafogo, na Argentina. A delegação alvinegra embarca para Buenos Aires na tarde desta quarta-feira (27), acompanhada por torcedores que se organizaram para apoiar o time desde a saída da Cidade do Galo até o aeroporto de Confins.

Logo no início do jogo, o Juventude teve a primeira chance de marcar com Edson Carioca, que tentou de bicicleta, mas Matheus Mendes defendeu sem dificuldades. O Atlético respondeu aos 19 minutos com Alan Kardec, que acertou o travessão em um chute de fora da área. Pouco depois, Lucas Barbosa colocou os gaúchos na frente com um chute preciso no canto esquerdo.

O Galo tentou reagir ainda no primeiro tempo. Aos 32, Palacios finalizou colocado, mas Gabriel defendeu. Aos 38, Alan Kardec teve outra oportunidade clara, mas o zagueiro Lucas Freitas salvou o Juventude ao desviar a bola para escanteio. A primeira etapa terminou com o Atlético pressionando, mas sem sucesso para empatar.

No início do segundo tempo, o técnico Milito promoveu a entrada de Alisson para aumentar a ofensividade do time. Porém, o Juventude continuou perigoso e quase ampliou aos 8 minutos, quando Erick Farias foi parado por uma grande defesa de Matheus Mendes. O Galo respondeu com Vargas e Alisson, mas ambos pararam na forte defesa adversária.

Aos 21 minutos, o Juventude ampliou com Gilberto, que aproveitou rebote de Matheus Mendes para marcar. O Atlético não demorou para reagir: Alisson recebeu passe em profundidade de Vargas e finalizou na saída do goleiro Gabriel, diminuindo a diferença e reacendendo as esperanças alvinegras.

Milito reforçou o ataque ao colocar Deyverson no lugar de Mauricio Lemos, e a pressão surtiu efeito. Aos 35 minutos, Vargas empatou em cobrança de pênalti. O Atlético quase virou em seguida, mas Danilo Boza salvou em cima da linha um cabeceio de Alan Kardec. A equipe mineira seguiu atacando, com Kardec acertando a trave aos 44 minutos.

Nos acréscimos, quando parecia que o empate seria o resultado final, Erick aproveitou assistência de Luís Oyama e marcou o gol da vitória gaúcha. O Juventude comemorou sua primeira vitória sobre o Atlético em Belo Horizonte, enquanto o Galo lamentava mais uma derrota no Brasileirão.

FOCO TOTAL

Foto: Pedro Souza / Atlético

Scarpa destacou a necessidade de união do grupo, já que o foco está na final da Libertadores contra o Botafogo

Após a derrota para o Juventude nesta terça-feira (26), o meio-campista Gustavo Scarpa destacou a necessidade de união do grupo, já que o foco está na final da Libertadores contra o Botafogo, no sábado (30), considerada o jogo mais importante da temporada. Apesar de reconhecer o favoritismo do adversário, líder do Brasileirão após vencer o Palmeiras por 3 a 0 fora de casa, Scarpa acredita na capacidade do Galo de superar as dificuldades e conquistar o título. O experiente Bernard reforçou a importância de foco e concentração, reconhecendo que a final pode salvar uma temporada abaixo das expectativas no Brasileirão, onde o time deixou a desejar. O Atlético ainda tem compromissos contra Vasco e Athletico-PR nas rodadas finais da Série A, jogos que podem influenciar sua posição na tabela.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 2X3 JUVENTUDE

Motivo: 36ª rodada Brasileirão

Data: 26 de novembro de 2024 (terça-feira)

Local: Arena Independência, Belo Horizonte - MG

Atlético (Técnico: Gabriel Milito): Matheus Mendes; Fuchs, Mauricio Lemos (Deyverson), Igor Rabello e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Alisson), Bernard; Vargas, Palacios (Gustavo Scarpa) e Kardec.

Juventude (Técnico: Fábio Matias): Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon; Ronaldo, Jadson e Mandaca (Luís Oyama); Lucas Barbosa (Marcelinho), Edson Carioca (Erick) e Gabriel Taliari (Gilberto).

Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima. VAR: Rafael Traci

Cartões Amarelos: Igor Gomes (Atlético)

Gols: Alisson, aos 27’; Vargas, aos 35’, 2º tempo (Atlético); Lucas Barbosa, aos 21’, 1º tempo; Gilberto, aos 21’; Erik, aos 48’; 2º tempo (Juventude)


Todas as notícias