Mesmo evoluindo em relação às últimas atuações, o resultado deixou o time celeste em situação delicada na tabela, ainda na sétima posição com 48 pontos, mas sob ameaça de ser ultrapassado e por isso foi vaiado.

Foto: Gustavo Aleixo | Cruzeiro

Apesar do domínio territorial, o Cruzeiro não conseguiu transformar a posse em chances claras.

Da redação da Rede Hoje

O Cruzeiro empatou com o Grêmio em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (27), no Mineirão, em Belo Horizonte, no fechamento da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter mostrado evolução em relação às últimas atuações, o resultado deixou o time celeste em situação delicada na tabela, ainda na sétima posição com 48 pontos, mas sob ameaça de ser ultrapassado. Já o Grêmio, com 41 pontos, segue na 14ª colocação, lutando para afastar o risco de rebaixamento.

O jogo

O Cruzeiro começou melhor, controlando a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar a marcação eficiente do Grêmio. Logo aos sete minutos, o time gaúcho assustou com um chute forte do chileno Aravena, que exigiu boa defesa do goleiro Rafael Cabral. Na sequência, o Cruzeiro respondeu com um lance perigoso: William serviu Lautaro Díaz, que acertou o travessão.

Apesar do domínio territorial, o Cruzeiro não conseguiu transformar a posse em chances claras. O Grêmio aproveitou melhor as oportunidades e abriu o placar aos 18 minutos. João Pedro cruzou pela direita, e Braithwaite completou para o gol, sem chances para Rafael Cabral.

O Grêmio quase ampliou aos 37 minutos, quando Dodi perdeu uma chance clara de gol, chutando para fora. O erro foi fatal, e o Cruzeiro aproveitou. Aos 41 minutos, Matheus Pereira acertou um belo chute para empatar o jogo, após passe de Gabriel Veron.

Segundo tempo equilibrado

Na etapa final, o Cruzeiro manteve a superioridade na posse de bola, mas continuou falhando nas finalizações. Logo aos dois minutos, um lance polêmico envolvendo Gabriel Veron e Rodrigo Caio gerou reclamações do time celeste. Veron foi derrubado fora da área, mas o árbitro não aplicou cartão vermelho ao defensor gremista, irritando a torcida.

O Grêmio apostou em contra-ataques, explorando os espaços deixados pela defesa cruzeirense, mas não conseguiu converter as chances. O Cruzeiro pressionou nos minutos finais, mas esbarrou na falta de eficiência ofensiva.

Protestos
Foto: Gustavo Aleixo | Cruzeiro

Diniz destacou que "Quem está no futebol tem que saber absorver", sobre as vais e protestos depois do jogo

Após o empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Fernando Diniz comentou as vaias e os xingamentos dirigidos à equipe pela torcida do Cruzeiro. Embora o time tenha sido criticado no apito final, Diniz destacou que, durante o jogo, os torcedores apoiaram o time, mesmo após o gol do adversário. "Quem está no futebol tem que saber absorver. O torcedor, de maneira geral, apoiou o time, teve um comportamento muito bom. A gente tomou o gol, e eles continuaram apoiando. No final da partida, ele tem a liberdade. Se acham que têm que vaiar, temos que saber assimilar", afirmou o treinador, reconhecendo que as críticas fazem parte do esporte.

O confronto marcou a primeira partida do Cruzeiro após a derrota na final da Copa Sul-Americana, no último sábado (23). Durante o jogo, a torcida deu demonstrações de apoio, mas, ao final, as vaias e gritos de "time pipoqueiro" ecoaram no estádio, acompanhados de críticas aos jogadores e ao técnico. Entre os xingamentos, destacaram-se cânticos como "Ei, Diniz, vai tomar no c*", evidenciando a insatisfação com os recentes resultados.

Próximos desafios

Com o empate, o Cruzeiro segue vivo na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2025, mas precisará melhorar nos jogos finais. O time volta a campo no domingo (1º), às 18h30, contra o Bragantino, fora de casa. Já o Grêmio enfrentará o São Paulo, no mesmo dia, na Arena do Grêmio, em mais um confronto decisivo na luta contra o rebaixamento.

Cruzeiro 1 x 1 Grêmio

Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital), Álvaro Barreal (Japa) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Kaique Kenji) e Lautaro Díaz (Tevis). Técnico: Fernando Diniz.

Grêmio: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Pepê), Aravena (Edenilson), Cristaldo (Monsalve) e Soteldo (Pavón); Braithwaite (Diego Costa). Técnico: Renato Gaúcho

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) | Árbitro de vídeo (VAR): Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols: Braithwaite (18min 1ºT), Matheus Pereira (41min 1ºT)
Cartões amarelos: William e Lucas Romero (CRU); Jemerson (GRE)
Público: 21.009 presentes

Renda: R$ 717.892,50


Todas as notícias