Equipes se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 19h30, no jogo de volta das quartas de final; expectativa é de recorde de público no estádio
Cruzeiro e Atlético fazem o jogo de número 253 no Gigante da Pampulha (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Da Redação da Rede Hoje
O Cruzeiro recebe o Atlético-MG nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Mineirão, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. A equipe celeste, maior campeã do torneio com seis títulos, tem vantagem no confronto: venceu o jogo de ida por 2 a 0, na Arena MRV, e pode até perder por um gol de diferença para garantir vaga na semifinal.
Para chegar até esta fase, o Cruzeiro estreou na terceira fase e eliminou Vila Nova e CRB. O Atlético começou na primeira fase e passou por Tocantinópolis, Manaus, Maringá e Flamengo.
Este será o clássico de número 253 entre os clubes no estádio. O retrospecto aponta 90 vitórias do Cruzeiro, 81 triunfos atleticanos e outros 81 empates. A Raposa também leva vantagem no número de gols: 292 contra 273 do rival.
Na atual temporada, Cruzeiro e Atlético já se enfrentaram três vezes. Houve uma vitória atleticana, um empate e um triunfo celeste na Arena. Ainda em janeiro, em amistoso de pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos, o placar terminou em 0 a 0.
Desde 1965, o Mineirão recebeu 252 clássicos, sendo 143 com mando do Cruzeiro e 109 do Atlético. Apenas 38 desses confrontos terminaram sem gols, o que representa 15% do total. Um novo empate nesta quinta também garante a classificação da equipe celeste.
A última vitória do Cruzeiro sobre o Atlético no estádio aconteceu em 11 de abril de 2021, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. Na ocasião, Airton marcou o gol da vitória por 1 a 0, em partida disputada sem público por conta da pandemia.
Recorde de público
Segundo a Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão, o Cruzeiro informou previsão de 61.584 torcedores para o clássico. Caso se confirme, será estabelecido novo recorde de público do estádio após a reforma, superando o número registrado em 2024, quando 61.583 pessoas acompanharam Cruzeiro x Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro.
Onde assistir
-
Streaming: Prime Video
Situação das equipes
Cruzeiro
-
Matheus Pereira (panturrilha) e Wanderson (joelho) participaram de treino aberto e devem ser relacionados.
-
Kaio Jorge segue em tratamento intensivo de lesão muscular, mas ainda é dúvida.
-
O elenco treinou sob sigilo na Toca da Raposa II, reforçando o mistério sobre a escalação.
Atlético-MG
-
Entre os jogos de ida e volta, o clube demitiu Cuca e contratou Jorge Sampaoli, que comanda a equipe pela primeira vez em clássico desde sua chegada.
-
O zagueiro Lyanco treinou normalmente e pode voltar após lesão.
-
Desfalques confirmados: Saravia e Patrick, ambos lesionados.
-
Alan Franco (Equador) e Iván Román (Chile) retornaram de compromissos com as seleções e podem estar à disposição.
Ficha técnica
Cruzeiro x Atlético-MG
-
Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
-
Data e horário: Quinta-feira, 11 de setembro de 2025, às 19h30 (de Brasília)
-
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Cruzeiro (técnico: Leonardo Jardim)
Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge (Gabigol).
Atlético-MG (técnico: Jorge Sampaoli)
Everson; Natanael, Vitor Hugo (Lyanco), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Dudu, Cuello e Hulk.
Arbitragem:
-
Árbitro: Rafael Klein (RS)
-
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
-
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)