Vasco 1 x 3 Juventude, O resultado deixa o Vasco estacionado na 10ª posição, enquanto o Juventude segue em recuperação e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento.


Ewerton celebra o terceiro do Jaco em São Januário – Foto: Fernando Alves / ECJ

Da Redação da Rede Hoje

O Vasco da Gama voltou a ser derrotado no Campeonato Brasileiro ao perder por 3 a 1 para o Juventude, neste sábado (8), em São Januário. A partida foi válida pela 33ª rodada da competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O resultado manteve o time carioca com 42 pontos e ampliou a sequência negativa para três derrotas consecutivas.

O Juventude conquistou vitória importante fora de casa e chegou a 32 pontos, permanecendo na 18ª colocação, dois atrás do Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe gaúcha busca se manter viva na disputa para evitar o descenso. A derrota aumenta a pressão sobre o técnico Fernando Diniz, que vinha de quatro vitórias seguidas antes dessa sequência negativa.

O jogo começou com domínio do Vasco, que criou as principais chances ofensivas nos minutos iniciais. O atacante Rayan abriu o placar aos 26 minutos, após cruzamento de Lucas Piton, aproveitando passe de Philippe Coutinho. O goleiro Jandrei ainda tocou na bola, mas não evitou o gol vascaíno.

A reação do Juventude veio antes do intervalo. Aos 38 minutos, Taliari avançou pela direita e cruzou para Marcelo Hermes empatar a partida. O gol mudou o ritmo do confronto e expôs as falhas defensivas do time carioca, que não conseguiu manter o controle da partida.

Virada dos gaúchos
Pouco depois, o Juventude aproveitou nova falha da defesa vascaína. Aos 45 minutos, Léo Jardim errou na saída de bola, e Jadson serviu Nenê, que finalizou com precisão para virar o marcador ainda no primeiro tempo. O ex-jogador do Vasco comemorou discretamente o gol contra seu antigo clube.

Na volta do intervalo, o Vasco tentou reagir e chegou com perigo logo aos dois minutos. Nuno Moreira finalizou após escanteio, mas Jandrei defendeu. O Juventude respondeu com falta cobrada por Nenê, bem defendida por Léo Jardim. A partida seguiu equilibrada, com o time carioca tendo mais posse de bola, mas com dificuldade na criação de jogadas.

Aos 25 minutos do segundo tempo, o Juventude quase ampliou. Em cobrança de escanteio, Taliari desviou e Mandaca acertou o travessão. O Vasco manteve pressão, porém não conseguiu converter em oportunidades reais de gol. A falta de precisão ofensiva comprometeu o desempenho da equipe.

Nos minutos finais, a situação do Vasco se agravou. Aos 42, Paulo Henrique recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time com um jogador a menos. Na sequência, aos 44, Giovanny lançou Ewerthon, que tocou para marcar o terceiro gol e confirmar a vitória do Juventude.

Consequências e próximos jogos
Com o resultado, o Vasco permanece com 42 pontos e ocupa o 10º lugar, oito pontos atrás do Fluminense, que fecha o grupo dos classificados para torneios continentais. A equipe terá um período de pausa devido à Data Fifa e volta a campo no dia 19, às 21h30, contra o Grêmio, na Arena do Grêmio.

O Juventude, por sua vez, ganhou novo ânimo na briga contra o rebaixamento. O time de Thiago Carpini volta a jogar no dia 20, às 16h, contra o Cruzeiro, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A vitória fora de casa aumenta a confiança do elenco para as rodadas finais do campeonato.

A partida contou com público de 20 mil torcedores e renda de R$ 1.385.588,00. O árbitro foi Fernando Salles Nascimento Filho (PA), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA). O VAR esteve a cargo de Emerson de Almeida Ferreira (MG).

Ficha técnica
Vasco 1 x 3 Juventude
Data: 08/11/2025 – Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Fernando Salles Nascimento Filho (PA)
Gols: Rayan (26’/1T) – Vasco; Marcelo Hermes (38’/1T), Nenê (45’/1T) e Ewerthon (44’/2T) – Juventude
Cartões Amarelos: Philippe Coutinho, Cuesta, Paulo Henrique (Vasco); Rodrigo Sam, Gabriel Taliari, Nenê e Igor Formiga (Juventude)
Cartão Vermelho: Paulo Henrique (Vasco)
Público: 20.000 torcedores – Renda: R$ 1.385.588,00

Escalações:
Vasco – Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Hugo Moura e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.
Juventude – Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Wilker Ángel; Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.

Todas as notícias