Medida visa garantir que os consumidores tenham acesso a serviços de qualidade e seguros, evitando assim qualquer risco à sua saúde e bem-estar.
Redação da Rede Hoje
Uma recente operação de fiscalização realizada pelo Procon-MG em academias de ginástica localizadas em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, revelou uma série de irregularidades preocupantes. O resultado a fiscalização, abre alertas em todo o estado, tanto de consumidores como também de proprietários.
Durante os quatro dias de inspeção em 50 estabelecimentos, foram encontrados diversos problemas, desde a falta de alvarás de funcionamento e sanitários até a ausência de profissionais qualificados em Educação Física e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Essas descobertas alarmantes não são novidade. No ano passado, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Divinópolis emitiu uma recomendação detalhada para todas as academias da região, delineando os requisitos necessários para regularizar suas operações. No entanto, durante a recente fiscalização, ficou evidente que a grande maioria, cerca de 90%, ainda não cumpriu com as exigências.
O promotor de Justiça de Divinópolis, Sérgio Gildin, ressalta a importância dessa fiscalização para a segurança e saúde dos consumidores. Ele enfatiza que a prática da atividade física está se tornando cada vez mais popular, mas é fundamental que os estabelecimentos ofereçam um ambiente seguro e profissionais qualificados para atender adequadamente às necessidades dos clientes.
As academias que foram identificadas com irregularidades foram notificadas e têm um prazo de cinco dias úteis para regularizar sua situação, apresentando a documentação necessária. Essa medida visa garantir que os consumidores tenham acesso a serviços de qualidade e seguros, evitando assim qualquer risco à sua saúde e bem-estar.