Esse movimento marca uma tentativa do TikTok de diversificar ainda mais seu conteúdo, ao adotar características típicas de outras redes sociais, como o YouTube.
Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog
TikTok quer youtubezar uma parte dos vídeos na plataforma
Da redação da Rede Hoje
Desde o primeiro trimestre do ano passado, o TikTok tem incentivado criadores de conteúdo a publicarem vídeos mais longos e na horizontal, um formato similar ao tradicional do YouTube. Segundo Felipe Freitas — em artigo de fevereiro —, no site Tecnoblog, a plataforma chinesa começou a comunicar oficialmente os usuários sobre essa novidade naquele mês, destacando que vídeos nesse novo formato podem ganhar um impulsionamento de divulgação por até 72 horas. Esse movimento marca uma tentativa do TikTok de diversificar ainda mais seu conteúdo, ao adotar características típicas de outras redes sociais, como o YouTube.
A popularidade do TikTok tem gerado uma reação em cadeia nas outras plataformas, que buscam se adaptar ao sucesso da rede social. A Meta foi a primeira a reagir rapidamente, criando o Reels no Instagram. O YouTube, por sua vez, seguiu logo depois com o lançamento do Shorts, um recurso de vídeos curtos. Agora, o TikTok começa a seguir a mesma lógica e adota uma estratégia semelhante ao YouTube, promovendo vídeos mais longos, mas em um formato horizontal, algo que até então não era comum na plataforma.
De acordo com o comunicado do TikTok, os usuários que publicarem vídeos com mais de um minuto de duração e na orientação horizontal poderão se beneficiar de um impulsionamento de divulgação gratuito por 72 horas. Esse incentivo tem o objetivo de aumentar o alcance do conteúdo e tornar o TikTok ainda mais competitivo em relação a outras plataformas de vídeos. A novidade vem sem custos adicionais, o que representa uma vantagem para os criadores que desejam expandir sua audiência.
No entanto, para aproveitar essa promoção, os vídeos precisam seguir algumas condições específicas. As contas dos criadores devem ter pelo menos três meses de existência, e o conteúdo precisa ser original, sem ser publicidade ou conteúdo governamental, político ou de partidos. Além disso, o TikTok desencoraja a postagem de vídeos de dublagem, uma das formas mais comuns de conteúdo na plataforma. Essas exigências buscam garantir que o conteúdo seja genuíno e relevante, beneficiando criadores que realmente produzem material de qualidade.
Embora o uso da hashtag #longervideos seja opcional, o TikTok deixou claro que quer facilitar a busca por esse tipo de conteúdo. A inclusão dessa hashtag torna mais fácil para os usuários encontrarem vídeos longos e na horizontal, garantindo que o esforço dos criadores não seja desperdiçado. A plataforma está, assim, criando um sistema que favorece tanto os criadores de conteúdo quanto os usuários, tornando a navegação e a descoberta de vídeos mais eficiente.
A adoção desse novo formato de vídeo também está diretamente relacionada aos objetivos financeiros do TikTok. O formato horizontal é mais atraente para os anunciantes, pois permite a inclusão de mais anúncios durante o vídeo. Ao adotar esse estilo, o TikTok visa aumentar sua receita com publicidade, seguindo o exemplo do YouTube, que já utiliza vários espaços publicitários, como anúncios que não podem ser pulados e vídeos com dois anúncios seguidos. Esse movimento reforça a intenção do TikTok de se tornar um player ainda mais relevante no mercado de anúncios digitais.