Iniciativa estimula uso de plantas de cobertura para melhorar fertilidade, reduzir erosão e aumentar a eficiência hídrica em lavouras de Minas Gerais

Fotos: Emater | divulgação

Hortaliça palhada


Da Redação da
Rede Hoje

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) desenvolve o projeto Construindo Solos Saudáveis, que visa melhorar a estrutura e fertilidade do solo por meio do uso de plantas de cobertura. A técnica contribui para o aumento da produtividade, reduz a erosão e melhora a retenção de água, fatores essenciais para enfrentar desafios climáticos.

Desde 2021, diversas Unidades Demonstrativas (UDs) foram instaladas em propriedades rurais de Minas Gerais, e, em 2025, serão implantadas mais mil unidades, totalizando 1,8 mil UDs em todas as regiões do estado. "A proteção do solo é essencial para a recarga do lençol freático e para minimizar os efeitos do calor excessivo", explica Kleso Franco Júnior, coordenador técnico da Emater-MG.

As plantas de cobertura, como crotalárias, trigo mourisco, nabo forrageiro, milheto e guandu, são cultivadas em consórcio com culturas comerciais, como café, hortaliças e grãos. Após a roçada, formam uma camada protetora que favorece o sistema de plantio direto, preservando a fertilidade do solo e reduzindo a necessidade de revolvimento.

O produtor Rogério Morais Barroso, de Careaçu, no Sul de Minas, instalou uma unidade demonstrativa em sua lavoura de café e aprovou os resultados. "A massa orgânica gerada é impressionante. Além disso, consegui controlar ervas daninhas, melhorar a fertilidade e reduzir a erosão", afirma.


Técnico solos saudáveis hortaliça

O projeto também inclui ações educativas. Em 2025, a Emater-MG organizará 100 Dias de Campo, permitindo que agricultores conheçam as vantagens das plantas de cobertura na prática. A iniciativa conta com parcerias do setor agropecuário, incluindo empresas da cafeicultura, que apoiam eventos e treinamentos sobre práticas sustentáveis.


Todas as notícias