Galo conquista o tetracampeonato pela 3ª vez na história; CAP continua na elite
Detalhes
O Atlético é o grande tetracampeão Mineiro de 2023. O time comandado por Eduardo Coudet fez 2 a o sobre o América e conquistou de forma merecida o título do Estadual. O grande nome do jogo e do campeonato foi o artilheiro Hulk, que fez os dois gols da vitória do Alvinegro. Esse foi o 48º título do Atlético na competição.
O clube conquistou o tetracampeonato estadual pela terceira vez em sua história. O feito aconteceu pela última vez em 1982, porém o Galo seguiu ganhando e chegou até ao hexacampeonato em 1984.
O primeiro grande tetracampeonato conquistado pelo Galo aconteceu de 1952 até 1955, e na sequência conquistou o penta em 1956. Agora, de 2020 em 2023, o Atlético conquistou mais um tetra, e com possibilidades de aumentar, como nos feitos anteriores.
Esta foi a 48ª conquista do Galo no Campeonato Mineiro. São 10 títulos a mais em comparação ao Cruzeiro, segundo time com mais troféus no estado, com 38. Já o América, vice-campeão este ano, tem 16 títulos Estaduais.
Já para o CAP, o campeonato terminou de maneira positiva. Após sofrer com a possibilidade de rebaixamento, o clube escapou ao vencer o "Torneio da Morte", que levou Caldense e Democrata de Sete Lagoas para o Módulo B. O Patrocinense segue na elite do futebol mineiro em 2024.