O Serro foi escolhido para sediar a final do concurso devido à sua longa tradição na produção de queijo artesanal, que remonta à chegada dos colonizadores portugueses durante a época do ouro.
Fotos: divulgação | Emater - MG
O método de produção do queijo artesanal na região do Serro foi o primeiro bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, em agosto de 2002; aqui, queijos de todo o estado
Da redação | Rede Hoje
O produtor Kleber João Soares, de Vargem Bonita, na região da Canastra, sagrou-se o grande campeão da categoria Queijo Minas Artesanal no 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. Na categoria dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, os vencedores foram o Queijo Artesanal Inácio (Alagoa), na categoria 2 (maturação até 30 dias), e Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca), na categoria 3 (maturação acima de 60 dias).
A recém-criada categoria "Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas - com ingredientes opcionais ou defumados" teve como vencedor o produtor Leonardo de Andrade Pereira, de Aiuruoca (Mantiqueira de Minas). A premiação dos campeões ocorreu na sexta-feira, dia 30, no Serro, durante a Festa do Queijo.
O Serro foi escolhido para sediar a final do concurso devido à sua longa tradição na produção de queijo artesanal, que remonta à chegada dos colonizadores portugueses durante a época do ouro. O método de produção do queijo artesanal na região do Serro foi o primeiro bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, em agosto de 2002.
Durante a festa, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o diretor técnico Gelson Soares foram homenageados com a Comenda Guardião do Queijo, concedida pela Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS), em reconhecimento aos serviços prestados na promoção, proteção e desenvolvimento da cadeia produtiva do queijo na região. "O concurso é uma estratégia da Emater-MG para valorizar e promover os nossos queijos, além de oferecer assistência técnica para a melhoria contínua desse produto tão emblemático da cultura mineira", destacou Otávio Maia.
Competição acirrada
Cada uma das quatro categorias do concurso premiou cinco vencedores, que alcançaram notas elevadas. "São queijos de altíssima qualidade, e temos observado um constante aprimoramento dos queijos inscritos ano após ano. Acredito que isso se deve ao excelente trabalho de extensão rural, que fornece informações valiosas para os produtores, permitindo-lhes melhorar continuamente a qualidade de seus queijos", afirmou Élmer de Almeida, consultor técnico de queijo e um dos jurados do concurso.
Os jurados avaliaram aspectos internos e externos de cada queijo, incluindo apresentação (formato e acabamento), cor (uniformidade), textura (presença de olhaduras e granulação), consistência (dureza e untuosidade), além de sabor e aroma. Kleber Soares, vencedor da categoria Queijo Minas Artesanal, enfatizou seu compromisso com a qualidade: "Sempre busco produzir um queijo de excelência, utilizando as melhores práticas desde a coleta do leite até a produção final."
Vencedores | foto divugação Emater | MG
Os troféus se referem ao Serro, onde foi realizado o concurso
Os demais premiados na categoria Queijo Minas Artesanal foram: Alexandre Honorato (Araxá), segundo lugar; José Orlando Ferreira Júnior (Carrancas/Campo das Vertentes), terceiro; Vismar Enio Pimenta (Alvorada de Minas/Serro), quarto; e João José de Melo (Serra do Salitre/Serra do Salitre), quinto.
Na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, com maturação até 30 dias (categoria 2), os premiados foram: Queijaria Perroni (Itamonte), em segundo lugar; Fazenda JM (Itamonte), em terceiro; Queijo Kairós (Itamonte), em quarto; e Pedra do Segredo (Alagoa), em quinto.
Na categoria 3 (maturação acima de 60 dias), os ganhadores foram: Luciane Carvalho/João Carlos de Carvalho (Itamonte), segundo lugar; Marcelo Fonseca de Andrade (Alagoa), terceiro; Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia), quarto; e Jó Ribeiro de Carvalho Júnior/Sandra (Itamonte), quinto.
Na nova categoria de queijos com ingredientes opcionais ou defumados (categoria 4), os destaques foram: Fabiano Tavares Fonseca (Itamonte), segundo lugar; Lourenço Martins de Barros (Alagoa), terceiro; Valdeci Mendes de Andrade (Alagoa), quarto; e Jó Ribeiro de Carvalho Júnior/Sandra (Itamonte), quinto.
Os vencedores do concurso receberam troféus, e todos os participantes foram agraciados com Certificados de Participação. O 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas, através da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atualmente, está em curso uma campanha nacional para consolidar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
Campeões do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais:
Queijo Minas Artesanal – Categoria 1
1º – Kleber João Soares (Vargem Bonita/Canastra)
2º – Alexandre Honorato (Araxá/Araxá)
3º – José Orlando Ferreira Júnior (Carrancas/Campo das Vertentes)
4º – Vismar Enio Pimenta (Alvorada de Minas/Serro)
5º – João José de Melo (Serra do Salitre/Serra do Salitre)
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 2
1º – Queijo Artesanal Inácio (Alagoa)
2º – Queijaria Perroni (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º – Fazenda JM (Itamonte/Alagoa)
4º – Queijo Kairós (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
5º – Pedra do Segredo (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 3
1º – Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
2º – Luciane Carvalho/João Carlos de Carvalho (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º – Marcelo Fonseca de Andrade (Alagoa/Mantiqueira de Minas)
4º – Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia/Mantiqueira de Minas)
5º – Jó Ribeiro de Carvalho Júnior/Sandra (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 4
1º – Leonardo de Andrade Pereira (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
2º – Fabiano Tavares Fonseca (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º – Lourenço Martins de Barros (Alagoa/Alagoa)
4º – Valdeci Mendes de Andrade (Alagoa/Alagoa)
5º – Jó Ribeiro de Carvalho Júnior/Sandra (Itamonte/Mantiqueira de Minas)