O COMPIR é responsável por combater discriminações e promover a igualdade racial, assegurando os direitos das populações negras, indígenas e ciganas do município.
Crédito foto: Divulgação/SMCT
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo repassa o veículo, doado pelo Ministério da Igualdade Racial, ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Patrocínio (COMPIR).
Da redação da Rede Hoje
Encerrando o mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Patrocínio deu um passo importante para a promoção da igualdade étnico-racial. Na primeira quinzena de novembro, o município recebeu um veículo doado pelo Ministério da Igualdade Racial, repassado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e simbolicamente destinado ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
O COMPIR é responsável por combater discriminações e promover a igualdade racial, assegurando os direitos das populações negras, indígenas e ciganas do município. A doação do veículo e de um televisor de 65 polegadas faz parte de uma premiação do Edital do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), que reconhece iniciativas comprometidas com a inclusão social e a justiça racial.
Maria Aparecida Palucci, secretária municipal de Cultura e Turismo, celebrou a conquista. “A Secretaria tem se empenhado em fortalecer ações de igualdade racial. A premiação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e permitirá ampliar o alcance dessas ações junto à comunidade”, afirmou.
O veículo 0 km será usado para atender tanto às demandas da Secretaria quanto às atividades do COMPIR, facilitando mobilizações em campo e reuniões. Já o televisor será empregado em campanhas educativas e eventos voltados à conscientização e valorização da diversidade cultural.
Reativação em 2018
Foto: Ascom | PMP
A reativação do COMPIR em Patrocínio: os membros do conselho, prefeito, vereador e secretária de Cultura em 2018
Desde sua reativação em 2018, o COMPIR vem desempenhando um papel essencial em Patrocínio, criando políticas que buscam eliminar discriminações e valorizar as diversas etnias presentes no município. A chegada dos novos equipamentos reforça a estrutura do conselho, ampliando a capacidade de atuação em benefício da comunidade.
A reativação do COMPIR ocorreu por meio de ajustes em um projeto de lei enviado à Câmara Municipal pelo prefeito Deiró Marra. Na época, a então secretária de Cultura, Eliane Nunes, destacou a importância do apoio municipal às ações do conselho. “Foi um compromisso assumido pelo município priorizar a composição do COMPIR para que Patrocínio tivesse representatividade a nível estadual e nacional”, afirmou.
O vereador (à época) Rogério Neles, junto com o professor Alexandre, um dos responsáveis pela indicação que resultou na reativação do COMPIR, celebrou a conquista. “Essa era uma demanda importante da comunidade negra. A reativação do COMPIR fortalece as políticas afirmativas em Patrocínio e dá visibilidade à nossa comunidade em Minas e no Brasil”, declarou.
A Secretaria de Cultura e Turismo tem promovido projetos que reconhecem a contribuição das comunidades negra, indígena e cigana na formação do município. A premiação do SNPIR reforça a relevância de políticas públicas comprometidas com a equidade e o combate ao racismo.
A entrega do veículo representa mais que uma melhoria logística. É um marco no compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa ação, associada às atividades do COMPIR, fortalece a luta por igualdade racial e o respeito à diversidade em Patrocínio.