Estudantes acompanharam de perto a estrutura e funcionamento do Aeroporto César Bombonato, em atividade orientada pela professora Giovanna Piovezan.


Alunos do Unicerp durante visita técnica ao Aeroporto César Bombonato, em Uberlândia – MG
. Crédito: Ascom | Unicerp

Da Redação da Rede Hoje

Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Unicerp participaram de uma visita técnica ao Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia (MG), A visita aconteceu na sexta-feira (25). A atividade foi acompanhada pela professora e coordenadora dos cursos, Giovanna Piovezan.

Durante a visita, os alunos percorreram diversos setores do aeroporto, como a pista de decolagem, brigada de incêndio, área de embarque e desembarque, setores de distribuição e controle de energia e saneamento, laje de operação, mirante e praça de alimentação.

Em cada etapa do percurso, os coordenadores engenheiros Rodrigo Peixoto e Jonatha Hermann, além de colaboradores da Aena Brasil — concessionária responsável pela administração do aeroporto — explicaram o funcionamento logístico e construtivo do local. Os alunos aprenderam sobre os tipos de pavimentos e materiais utilizados, sistemas de tubulação, influência dos ventos sobre as estruturas, além de detalhes da estação meteorológica que contribui para a segurança das operações aéreas.

Outro destaque da atividade foi a demonstração feita pela equipe de bombeiros do aeroporto, que apresentou suas ações de emergência e explicou os critérios de localização estratégica do pátio de apoio, situado o mais próximo possível da cabeceira mais distante da pista, garantindo resposta rápida em situações críticas.

A visita também proporcionou aos alunos a observação, em tempo real, do tráfego aéreo de seis aeronaves — comerciais e particulares — o que possibilitou vivenciar a rotina operacional e os protocolos de segurança em funcionamento.

A Aena Brasil recebeu do Unicerp o agradecimento pela autorização da visita, aos engenheiros e colaboradores pelo acolhimento e explicações, e o secretário muncipal de Obras, Thiago Malagoli, pelo apoio com o transporte dos estudantes.

A experiência reforça a importância das atividades práticas nos cursos presenciais, proporcionando aos alunos vivência profissional e contato direto com o cotidiano das grandes estruturas de engenharia e arquitetura.

Todas as notícias