A vitória, de 3 a 1, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, devolveu a liderança ao Alvinegro de General Severiano, que agora soma 73 pontos, três a mais que o próprio Verdão.
Crédito foto: Vitor Silva/Botafogo
Botafogo vence o Palmeiras e volta a liderança do Brasileirão
Da redação da Rede Hoje
Com pinta de campeão, o Botafogo derrotou o Palmeiras por 3 a 1 na noite desta terça-feira (26), em pleno Allianz Parque, em São Paulo. A vitória, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, devolveu a liderança ao Alvinegro de General Severiano, que agora soma 73 pontos, três a mais que o próprio Verdão.
O Palmeiras começou melhor, dominando os minutos iniciais da partida. Logo aos seis minutos, Raphael Veiga cobrou escanteio, e Gustavo Gómez subiu alto para cabecear com perigo. Dois minutos depois, Veiga novamente assustou em um chute da entrada da área, mas o goleiro John realizou uma boa defesa.
Aos 10 minutos, o Botafogo sofreu um revés: o zagueiro Bastos sentiu a coxa direita e precisou ser substituído por Adryelson. Apesar do susto, o Alvinegro abriu o placar aos 18 minutos. Após uma jogada ensaiada em escanteio, Gregore recebeu a bola dentro da área e finalizou com precisão para superar o goleiro Weverton.
O Verdão quase empatou aos 22 minutos, quando Gustavo Gómez ajeitou de cabeça para Rony, que, de primeira, acertou a trave. A pressão palmeirense continuou até o fim da etapa inicial, com Veiga cobrando uma falta que passou muito perto do ângulo aos 49 minutos.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou com postura ofensiva, criando boas chances com Rony e Flaco López, que entrou no intervalo. No entanto, a partida começou a mudar de rumo aos 23 minutos, quando Marcos Rocha foi expulso após acertar o rosto de Igor Jesus em um lance revisado pelo VAR.
Com um jogador a mais, o Botafogo aproveitou a vantagem numérica e ampliou o placar aos 27 minutos. O goleiro John lançou longo para Igor Jesus, que desviou de cabeça. A bola chegou a Savarino, que finalizou com tranquilidade na saída de Weverton.
Dominando a partida, o Alvinegro fez o terceiro gol aos 43 minutos. Em cobrança de escanteio de Savarino, Adryelson subiu mais alto que a defesa palmeirense e cabeceou para o fundo das redes, sacramentando a vitória.
Mesmo fragilizado, o Palmeiras conseguiu descontar nos acréscimos, aos 48 minutos, com um belo chute de Richard Ríos. Apesar disso, a reação veio tarde, e o Botafogo assegurou os três pontos e a liderança isolada da Série A.
Com o resultado, o Botafogo reforça sua força na reta final do Brasileirão, enquanto o Palmeiras vê suas chances de título reduzidas. A equipe carioca sai de São Paulo com mais confiança para buscar o título brasileiro.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 3 BOTAFOGO
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
Data e horário: terça-feira, 26 de novembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local:Allianz Parque, São Paulo (SP)
Palmeiras (Técnico: Abel Ferreira): Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista; Aníbal Moreno (Maurício), Richard Ríos e Raphael Veiga (Mayke); Felipe Anderson (Flaco López), Estêvão (Gabriel Menino) e Rony.
Botafogo (Técnico: Artur Jorge): John; Vitinho, Bastos (Adryelson), Barboza e Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas, Almada (Eduardo), Savarino e Luiz Henrique (Matheus Martins); Igor Jesus (Júnior Santos).
Gols: Richard Ríos, 48’ 2ºT (PAL); Gregore, 19’ 1ºT, Savarino, 28’ 2ºT; Adryelson, 44’ 2ºT (BOT)
Cartões amarelos: Allex Telles, Alexander Barboza, John e Almada (BOT); Mayke e Gustavo Gómez (PAL)
Cartão vermelho: Marcos Rocha (PAL)