Mesmo com um a mais no segundo tempo, Atlético não supera São Paulo e segue sem vencer no Brasileirão



Atlético fica no empate com o São Paulo no Mineirão
(Pedro Souza / Atlético)

Da redação da Rede Hoje

O Atlético ficou no empate em 0 a 0 com o São Paulo, neste domingo (6), no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo teve a chance de jogar com um homem a mais por mais de 15 minutos, após a expulsão de Calleri, mas não conseguiu furar a defesa tricolor nem superar o goleiro Rafael, ex-Atlético, em grande noite.

A partida foi marcada por muita marcação e pouca inspiração ofensiva, principalmente na primeira etapa. O São Paulo chegou a balançar as redes com Alan Franco, aos 15 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento, após revisão do VAR. A melhor chance da etapa inicial foi também tricolor, em chute de Alisson que obrigou Everson a fazer uma defesa espetacular.

O Atlético respondeu apenas aos 36 minutos, em finalização forte de Hulk, que parou nas mãos de Rafael. Foi a única finalização de perigo do time alvinegro antes do intervalo. Na volta para o segundo tempo, o técnico Cuca promoveu mudanças para buscar mais intensidade no ataque, colocando Bernard e Rubens.

Com a entrada de Saravia e depois Júnior Santos, o Atlético cresceu na partida, mas seguia com dificuldades no último passe e nas finalizações. Aos 38 minutos, o atacante Calleri, que havia entrado na etapa final, foi expulso após deixar o cotovelo no rosto de Junior Alonso. Inicialmente advertido com cartão amarelo, o argentino viu o árbitro Ramon Abatti Abel mudar a decisão após revisão do VAR.

A superioridade numérica animou o Galo, que passou a pressionar o São Paulo com ainda mais intensidade. Cuca sacou o zagueiro Junior Alonso para colocar o meio-campista Igor Gomes, buscando mais ofensividade na reta final do jogo.

Aos 41 minutos, o Atlético teve a chance de ouro para abrir o placar. Lyanco apareceu livre na pequena área e cabeceou com força, mas Rafael, bem posicionado, fez grande defesa e mandou para escanteio, garantindo o empate sem gols.

Nos acréscimos, Lyanco ainda foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, deixando o Atlético com dez jogadores e praticamente decretando o fim da pressão atleticana. O jogo seguiu até os 53 minutos, com o São Paulo se segurando como pôde e garantindo o ponto fora de casa.

Com o resultado, o Atlético segue sem vencer no Campeonato Brasileiro, somando apenas um ponto em dois jogos. A equipe mineira volta a campo na próxima quinta-feira (10), no Mineirão, para enfrentar o Iquique, pela segunda rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana.

Do lado do São Paulo, a equipe comandada por Luis Zubeldía mostrou organização defensiva, mesmo com um jogador a menos no fim, e contou com o brilho de Rafael, que foi decisivo para segurar o empate.

A atuação do goleiro tricolor teve um gosto especial: revelado pelo Atlético, Rafael reencontrou o clube onde começou a carreira e mostrou que ainda pode ser peça-chave em jogos grandes.

A torcida atleticana saiu frustrada do Mineirão, diante da falta de efetividade ofensiva e da pouca inspiração do time, que apesar de ter volume de jogo, esbarrou na noite inspirada do adversário e nos próprios erros de finalização.

Cuca lamenta empate com o São Paulo (Pedro Souza / Atlético)

O técnico Cuca, após a partida, voltou a lamentar as chances desperdiçadas, como já havia ocorrido no empate anterior contra o Grêmio. Segundo ele, mesmo com trabalho intenso de finalizações e criação de espaços na véspera do jogo, o time ainda precisa evoluir nesse fundamento. “Mais uma vez no Campeonato Brasileiro, o goleiro adversário foi o melhor em campo... Se fosse o ideal, nós teríamos feito dois, três gols hoje”, comentou. Cuca espera que a persistência no bom desempenho se converta em vitórias já na próxima quinta, contra o Iquique, pela Sul-Americana.

Confira a ficha técnica do jogo:

Atlético 0x0 São Paulo

Atlético
Everson; Natanael (Saravia), Lyanco, Junior Alonso (Igor Gomes), Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Rubens), Gustavo Scarpa; Rony (Júnior Santos), Tomás Cuello (Bernard) e Hulk. Técnico: Cuca

São Paulo
Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric Soares, Marco Antônio, Alisson e Wendell (Enzo Díaz); Luciano (Matheus Alves), Ferreira (Lucas Ferreira) e André Silva (Calleri). Técnico: Luis Zubeldía

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 6 de abril de 2025 (domingo)
Local: Mineirão, Belo Horizonte - MG
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Gizeli Casaril
VAR: Wagner Reway
Cartões Vermelhos: Lyanco (Atlético); Calleri (São Paulo)
Cartões Amarelos: Ferreira, André Silva, Alan Franco (São Paulo)


Todas as notícias