( Cada tópico uma cronicazinha)


Relíquia. Há 60 anos. Esse cartaz estampava a “1ª Grande Festa do Município de Patrocínio”. Expresso União, lá estava presente no apoio cultural. Que frase porreta: “Tudo pela grandeza, bem estar e progresso de Patrocínio” Alguém da Nação Patrocinense, mostra essa frase para nossas atuais lideranças políticas, defensores de panelinhas. “Tudo pela grandeza, bem estar e progresso de Patrocínio”


A QUANTAS ANDA NOSSA PRESERVAÇÃO HISTÓRICA



Palácio da Educação Prédio Professor, Dr. Hélio Furtado de Oliveira.( Foto: 2020)

Este magnífico prédio foi construído no início do século XX (1928), arquitetura neoclássica, de notável beleza. É um dos pontos turísticos da tradicional Praça Honorato Borges, Rua Governador Valadares, 755, bem no centro de Patrocínio . Foi sede do antigo Fórum e da Agência do INSS. Em 2001 o prédio foi restaurado, conservando as características originais. Após a reforma das instalações foi inaugurado recebendo a denominação de Palácio da Educação – Prédio Professor, Dr. Hélio Furtado de Oliveira passando então a funcionar a Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio. Se transferido para o município, ventila-se que será o Palácio da Cultura. Uma luta da vereadora Eliane nunes. Mas a pergunta é: Numa espécie de “Jogo de sete erros”. Que traço tinha no prédio antes que não tem mais hoje?




(Foto : Arquivo Marelizio Alves Cortes, 1947)

CHÁCARAS URBANAS

Essa imagem, da Ascom da prefeitura, mostra a administração municipal, recapeando a Avenida Dr. Walter Pereira Nunes, mostra verdadeiras chácaras no centro da cidade. Defendo uma cidade verde, humana, planejada, inteligente, mas no caso ai é descuido imobiliário.


NÍVER MARILÚCIA LEMOS



Ela possui uma áurea especial; uma ave de plumagem rara. Sabe aquela pessoa que todo mundo quer ficar perto dela: PROFª MARILÚCIA DE ÁVILA CORTES LEMOS. Celebrou níver nesse 06/04. Ávila, Côrtes e Lemos, mas pode acrescentar Magalhães, pela consideração que nutrimos por ela. Amiga, solidária, cheia de fé, carismática, cativante, inteligente, leve, meiga. Gente que a alma mais parece um jardim regado em manhã de sol. Se na Escola de Música, no pilates, nas reuniões de orações, ela não esquece o aniversário dos amigos. Me deixe abrir um parêntese aqui... Perdi para o céu minha primeira mãe aos 03 anos, na localidade de Barra do Salitre. Não me lembro nada, nadinha da mulher que me gerou. Nem foto, dela, herdei. O máximo que me vem á mente, é o vulto difuso de uma mulher com um chinelo na mão, correndo atrás de um mulequinho peleco, que corria pra lá e pra cá dentro de um rego d’ água. Só acho que era mamãe e eu,(hihihi)... Marilúcia conheceu um pouco minha mãe e se refere a ela com brilho no olhar. E foi assim com retalhinhos de lembranças, que esbocei o caráter íntegro de minha mãe. Isso pra mim foi ouro fino...

Tem uma frase que ouvi da amiga Marilúcia que jamais a esqueci: Está lá a casa cheinha de gente. Um evento. Algazarra gostosa. De repente, a casa se esvazia toda. O ninho fica mudo. O alarido de riso, dá lugar ao silêncio. A sensação é de uma fazenda que, de repente, perde a bica d’água. Ispiia. “Fazenda sem bica d’agua”. Quanta poesia! Muito me compraz lhe parabenizar, Marilúcia!

POD(EROSO) CAST


Se você fala que é patrocinense, mas não sabe quem são os integrantes desse trio. Desculpe, mas voce merece levar uma tunda em praça pública. De preferência em cima do corêto da Praça Matriz... Mas, vou quebrar o seu galho. (Da direita para a esquerda) Dr. Gerson de Oliveira, homem culto, advogado, atuou como secretário executivo e superintendência jurídica da Bolsa de São Paulo. Um dos maiores intelectuais rangeliano ; Sebastião Eloi dos Santos, maior jornalista de Patrocínio de todos os tempos. Fundador e editor da Gazeta de Patrocínio por 50 anos. Ajudou a elaborar a bandeira de Patrocínio e Profº Hugo Machado da Silveira, Profº de língua inglesa, culto, amante e incentivador das artes. É o patrono do Museu da Fundação Casa da Cultura. E olha o Sr Tião Eloi comandando o “primeiro Pod Cast Rangeliano”. Pode que ele não tinha o Pod, on line, mas Cast ele tinha. E bota poderoso nisto.

COMUNICAÇÃO TÁ NO SANGUE


Se você fala que é patrocinense e não conhece esse moço comandando ai a “latinha”, perdoe-me, mas você merece levar uma pisa em público, de preferência na Fonte Luminosa, Praça Santa Luzia. Não devia, mas vou limpar a sua barra. O ZEN, é o inoxidável, José Eloi dos Santos Neto. O Zéloi - também do Fundão da Matrix- possui um “Curriculum Vitae”, ( No bom sentido) vasto. Começou em 1986, na Gazeta de Patrocínio de seu Tio Tião Elói, com passagem pela, Rádio Rainha da Paz, Rádio Módulo e Capital FM, onde atuou no esporte, jornalismo e humor. (Hoje, é comentarista Esportivo da Rede Hoje) Foi Assessor de Imprensa na Administração, Betinho; Assessor Parlamentar do Deputado Deiró Marra, Vereador Dr Ari e membro da Academia Patrocinense de Letras. Editou em parceria com o escritor e publicitário, Flávio Almeida, o Jornal impresso Edição Extra. Sucesso editorial. Nesse estilo “tudo ao mesmo tempo agora”, desde 2001, lançou o portal Masunonline. Em 2020, estreou o PodCast Papo ZEN. “Um jeito novo de caminhar.” Já está 66ª entrevista. Se está indo bem? Pode pintar Pod com cast igual; melhor é impossível. O Sobrinho do meu Padrinho, Tião Eloi, foi um dos contemplados com a medalha Mérito Legislativo Municipal, 2022. Ou seja, não deu pra fugir do destino. A comunicação está na aorta, na horta e no quintal, ou seja na familia.

PROCON DE PATROCÍNIO, CHEGOU CHEGANDO!


Apenas dois meses no cargo, o diretor executivo do Procon, Rodrigo de Oliveira, mostra a que veio. Já dezenas de pesquisas, referente a preço do combustível, gás de cozinha, preço de carne e cesta básica foram divulgadas. Força tarefa com Fiscais do Ipem-MG e do Procon local para intensificando a fiscalização de postos de combustíveis do município. Reunião com representantes de supermercados. A imprensa presta um relevante serviços de utilidade pública ao divulgar esse trabalho, pois informação é um direito democrático. A liberdade de escolha do cliente, deve ser respeitada. Por exemplo, essa fila foi num sábado no Posto Brasil, o Procon divulgou que lá a gasola estava mais em conta.

PENSAVA QUE O PROGRESSO VIRIA VOANDO...



(Foto: Arquivo Marelizio Alves Cortes)

Minha geração cresceu ouvindo o Sr. Pedro Alves do Nascimento, reivindicando um aeroporto para Patrocínio. Tínhamos o “aeropasto”. Na minha visão romântica, bairrista e simplista, pensava que com um aeroporto moderno e bem equipado, nosso progresso viria voando. Pra mim, o luxo de se ter um aeroporto seria como que um agente mágico para o nosso desenvolvimento. Hoje sei que temos de ter lideranças políticas e empresariais bem qualificadas, competitivas, dinâmicas e bem articuladas. Entretanto, nossos líderes com suas políticas ferro e barro; água e óleo, batem cabeça, enquanto o progresso passa em voo alto para lá e pra cá...

Nas décadas de 40/50, Patrocínio contava com os serviços aéreos da Rede de Aviões da Nacional, posteriormente mudou para Real Aerovias Nacional. Aviões para 40 passageiros 03 vezes por semana, sempre com destino a Belo Horizonte.

A título de curiosidade, o primeiro Teco Teco, pousou no campo de viação da cidade em 18 de junho de 1941. (Antigo Campo de Aviação, alto da Avenida Faria Pereira).

 


                                                                                                                                (
 Foto: Ascom prefeitura)

Com investimento de R$ 6,89 milhões, a obra teve início em maio de 2014, sendo paralisada em novembro de 2014, reiniciada em de agosto de 2016 e concluída em 03 de março de 2017. Por volta de 2018 , Patrocínio chegou a ser inserida no programa do governo estadual “Voe Minas”, teve alguns voos para a capital. Programa desativado.  Não há nenhuma empresa operando voos comerciais regulares nesse belíssimo aeroporto. Ou tem outro mais bonito? Com essa paisagem ao fundo.. Duvido.

PREZADO MILTON,

Li em sua informativa coluna, tempos atrás, que no governo do senhor Messias não existiu, não existe corrupção. Concordo plenamente. A exoneração do ministro da educação, os quilos de ouro para liberação de verbas, a foto do ministro em Bíblias que seriam vendidas a troco de ajudar a causa, e, agora, recentemente, hoje, o escândalo do superfaturamento na compra de ônibus escolares só pode ser Fake News, perpetradas por comunistas, que desejam atrapalhar a excelente gestão do senhor Messias. Assim, como já recomendei, não esmoreça, continue a publicar em sua magnífica coluna fatos que demonstrem a lisura do governo vencedor do senhor Messias.

Grande abraço,

Marcus Fomm”  


GALERA DA ANTIGA

Já foi na festa da cidade, quando era realizada ali acima do viaduto da Rui Barbosa? Anos 70/80. Olha lá nós, sô cara. A imagem é preto e branco senão você ia ver, mesmo numa festa com pegada rural, meninos com camisa aberta no peito e calça boca de sino. O conjunto  jeans fazia parte do look dessa galera. As calças, desfiadas, detonadas, com aplicações. Sapatos masculino plataforma com salto alto. ( ashuashua, isso era triste de feio) Mas o conjunto  jeans fazia parte do look dessa galera. Batas e vestidos hippes. Ou...nunca a mulher foi tão linda...Onde eu estava mesmo? Há, festa da cidade. Ispia o antigo Parque de Exposição no alto a Avenida Faria Pereira



                                                                                                                                      (Arquivo: Marelizio Alves Cortes, 1973)

Bom, essa já foi no novo, Parque Exposições Brumado dos Pavões, evento Fenacafé 2019. Em 2020 chegou a ter sua programação divulgada mas foi suspensa por causa da pandemia (Foto: Divulgação/Redes Sociais).. Imagine, 2022! Shows gratuitos considerados de ponta. Capacidade de parque é de 35.000 pessoas... Mas se todos querem festa. Todos?






NUM QUERO! NUM QUERO! NUM QUERO!”

E eu que cai na bubiça de visitar o Parque de Exposições tipo, uma semana antes do início da festa. Fui recebido por lá com gritos “Num quero, num quero, num quero” Pensei poxa, quem não quer o quê, por aqui? Eram quero-queros, no caso, não querendo de jeito nenhum alguma coisa. “Num quero, num quero, num quero”. Eu pagando o pato. E Tome voos rasantes tirando fino no meu cocuruto. O jeito era vazar dali. Naquilo que estou saindo, encontrei esse camarada ai da foto, um pouco mais receptivo do que os outros. Me explicou, que eles não querem essa festa da cidade, de arrancar pica-pau do ôco, nem que bandeira berra. Ali é território deles. Falei pra os tais tirarem o cavalinho da chuva. Político não escuta o povo que é seu patrão, vai escutar passarinho. Para você perceber a raiva do bichinho, falei que o Gustava Lima- o embaixador, ia cantar por lá. “Embaixa..o que? Ele queria, por que queria, saber quem era para fazer cocô na cabeça dele... Imagina. Foi duro, mas tirei ele de mente. Depois até me fez perguntas que me deixou de saia justa: “ Por que Lucas Lucco, não foi contratado? A Greyce Elias, foi convidada para abertura da festa? e Silas Brasileiro, querem abortar o nome dele?” Passarinho, passarinho! Deixa isso pra lá..

Então... Não vem ninguém me dizer que a realização dessa festa agora, foi unanimidade. Que essa hipermegasuper aglomeração com a pandemia ainda ali na esquina, foi aplaudida por todos... “Num quero, num quero, num quero”. E adianta querer ou não querer alguma coisa por aqui, quero-quero? E sai dai ou a multidão te massacra.

LIXO NOVO


As máscaras já passam a ser o novo item do lixo. As são encontradas em qualquer cantinho ao longo das ruas... Já fazem parte do passado na vida de muitos. Elas salvaram a vida de quantos? Com meu nariz adunco, com minha orelha cabanada, guardarei a minha ( Que ainda uso bichinho chinês ainda não se foi) No filme “O Dolar Furado”, Giuliano Gemma, no paple de Gary O’Hara, sobrevive milagrosamente sendo salvo pelo único dólar que carregava no bolso. Foi talismã pra ele. A máscara é meu dólar furado... Objeto de luxo, não de lixo..


QUANDO A PANDEMIA PASSAR, FIQUE COM QUEM TE LIGOU, ESCREVEU, OU CUIDOU DE SABER SE VOCE ESTAVA BEM OU PRECISAVA DE ALGO...O CAMINHAR DAQUI PRA FRENTE É AO LADO DELE..

Todas as notícias