O evento está marcado para o dia 1º de abril (segunda-feira), no Centro de Saúde Animal (CSA) da instituição.
Crédito: Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas


Sua facilidade de adaptação e a ausência de predadores naturais colocam o javali na lista das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo. 

Da Redação da Rede Hoje

O Grupo de Estudos de Animais Exóticos e Silvestres do Unicerp organizará um evento educativo com foco no "Manejo da Fauna Exótica Invasora e Sinantrópica Nociva". O evento está marcado para o dia 1º de abril (segunda-feira), no Centro de Saúde Animal (CSA) da instituição.

Os palestrantes convidados para compartilhar suas experiências são os colaboradores da Ecobios Soluções e Planejamento Ambiental, Felipe Augusto Rosa e Diolino Ferreira da Silva Neto. Eles conduzirão uma sessão combinando teoria e prática, com ênfase no manejo e treinamento de falcões.

O treinamento é aberto ao público e destinado aos professores e médicos veterinários que lidam com no manejo e treinamento de animais exóticos. A professora Elza Alice, do Curso de Veterinária do Unicerp, destaca a importância do evento como uma excelente oportunidade para a troca de experiências. Ela enfatiza que este treinamento é fundamental para a capacitação e o enriquecimento das práticas diárias de manejo de animais.

O que são

As espécies exóticas invasoras representam uma grave ameaça ao meio ambiente, resultando da introdução intencional ou acidental impulsionada pelo comércio global e turismo. Elas competem com as espécies nativas por recursos, alterando os ecossistemas e levando à perda de biodiversidade. Os prejuízos econômicos associados à prevenção e controle dessas espécies são significativos.

O Brasil tem reconhecido essa problemática e se comprometido a desenvolver políticas, como a Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras até 2030, visando reduzir seus impactos. Essa estratégia envolve a elaboração de planos participativos para prevenção e controle, abrangendo métodos de monitoramento, manejo e erradicação, com revisões periódicas para garantir sua eficácia diante das mudanças ambientais e ameaças.

Na região


O evento será dia 1º de abril (segunda-feira), no Centro de Saúde Animal (CSA) da instituição. Crédito: divulgação Unicerp

A importância do controle da fauna invasora não pode ser subestimada, pois desempenha um papel crucial na preservação do ecossistema e na salvaguarda da fauna nativa da região. Em conformidade com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, é importante seguir planos estratégicos de prevenção, controle, monitoramento e erradicação de espécies exóticas invasoras. A equipe da Ecobios, especializada neste assunto, conduzirá sessão combinando teoria e prática, dando ênfase no manejo e treinamento de falcões.

O evento é gratuito e promete ser uma fonte valiosa de conhecimento e networking para os participantes.


Todas as notícias