O encontro, agendado para segunda-feira (22/4/24), em Araxá, visa discutir os impactos dessa problemática tanto no perímetro urbano quanto na zona rural da região.
Ordenha. Segundo relatos, produtores têm perdidos centenas de litros de leite por causa da interrupção do fornecimento de energia - Arquivo ALMG | Foto: Luiz Santana
Da redação da Rede Hoje
A falta constante de energia nas cidades do Alto Paranaíba será tema de uma audiência pública promovida pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro, agendado para segunda-feira (22/4/24), em Araxá, visa discutir os impactos dessa problemática tanto no perímetro urbano quanto na zona rural da região.
A iniciativa, proposta pelo deputado Bosco (Cidadania), visa abordar as consequências significativas enfrentadas pelos produtores rurais, como perdas de insumos, danos ao maquinário e prejuízos na produção de leite. O evento também analisará os obstáculos adicionais causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica, como o comprometimento do bombeamento de água nos poços artesianos, afetando diretamente a produção agrícola, a irrigação das plantações e o abastecimento das comunidades.
Bosco ressaltou a importância do agronegócio na economia regional e destacou as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, que se veem prejudicados pela falta de energia elétrica de forma recorrente. Ele apontou também a demora no atendimento das agências locais da Cemig para restabelecer a energia como uma das principais queixas da população e dos agricultores.
A audiência contará com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Araxá, Rubens Magela da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, João Bosco Júnior, e o prefeito de Santa Rosa da Serra e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá, José Humberto Ribeiro. Além disso, representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Cemig e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais também foram convidados a participar do evento.